Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/80143
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da estimulação transcraniana cerebelar por corrente contínua na aprendizagem de tarefas de sequência e adaptação motora em pessoas com paralisia cerebral
Autor(es): Déborah Lima Ferreira
Primeiro Orientador: Guilherme Menezes Lage
Resumo: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é considerada uma ferramenta promissora para neuroreabilitação. Quando aplicada ao cerebelo, a ETCC tem mostrado efeitos positivos na aquisição e consolidação de habilidades motoras em adultos saudáveis. Em indivíduos com paralisia cerebral (PC), a ETCC associada a treinamentos motores tem mostrado resultados promissores em desfechos como função manual, marcha, mobilidade e equilíbrio. Esses indivíduos apresentam alterações na excitabilidade cortical e déficits na aprendizagem motora, um processo complexo que pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo a natureza da tarefa. As tarefas podem ser divididas em duas categorias principais: adaptação motora e sequência motora. Tarefas de adaptação motora envolvem ajustes em resposta a mudanças ambientais e tendem a recrutar mais o cerebelo à medida que a aprendizagem avança. Por outro lado, tarefas de sequência motora, que envolvem a coordenação progressiva de elementos do movimento, dependem mais de estruturas como o corpo estriado na fase automática do desempenho. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da ETCC cerebelar na aprendizagem de tarefas de adaptação e sequência motora em indivíduos com PC. Participaram do estudo 20 indivíduos com PC espástica, com idade entre 8 e 20 anos (média de 14 anos), de ambos os sexos (57% masculino) e inexperientes nas tarefas. O estudo foi dividido em dois experimentos, realizados com um intervalo de um mês. Os participantes foram aleatoriamente alocados em quatro grupos experimentais e realizaram a prática motora associada a ETCC ou ao seu placebo. Após um mês, 18 participantes foram redistribuídos em novos grupos e realizaram a tarefa motora que ainda não haviam executado. Na tarefa de sequência motora, os participantes foram instruídos a digitar uma sequência de teclas em um teclado adaptado o mais rápido possível após a apresentação inicial no monitor. Na tarefa de adaptação motora, as informações sobre as teclas apareciam uma a uma, sem conhecimento prévio da sequência completa. Os participantes praticaram 100 tentativas da tarefa motora e foram analisadas medidas de tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta em blocos de tentativas. Os resultados mostraram que o grupo que realizou a ETCC associada à tarefa de adaptação motora apresentou uma melhora significativa no tempo de reação durante a mudança online, no tempo de movimento na mudança offline e no tempo de resposta do bloco pré para o pós-teste, em comparação ao grupo controle, que melhorou o tempo de reação do fim da fase de aquisição para o pós-teste. Em contraste, o grupo que realizou a ETCC associada à prática da tarefa de sequência motora demonstrou um desempenho inferior no tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta durante os blocos de aquisição, em comparação ao grupo controle. Os resultados sugerem que a ETCC anódica cerebelar pode melhorar aspectos específicos da aprendizagem em tarefas de adaptação motora. No entanto, os dados indicam que essa estimulação pode ter efeitos negativos na fase de aquisição de tarefas de sequência motora.
Abstract: Transcranial direct current stimulation (tDCS) is considered a promising tool for neurorehabilitation. When applied to the cerebellum, tDCS has shown positive effects on the acquisition and consolidation of motor skills in healthy adults. In individuals with cerebral palsy (CP), tDCS combined with motor training has shown promising results in outcomes such as manual function, gait, mobility, and balance. These individuals exhibit changes in cortical excitability and deficits in motor learning, a complex process that can be influenced by various factors, including the nature of the task. Tasks can be divided into two main categories: motor adaptation and motor sequence. Motor adaptation tasks involve adjustments in response to environmental changes and tend to recruit the cerebellum more as learning progresses. On the other hand, motor sequence tasks, which involve the progressive coordination of movement elements, rely more on structures such as the striatum during the automatic phase of performance. This study aimed to evaluate the effect of cerebellar tDCS on the learning of motor adaptation and motor sequence tasks in individuals with CP. The study involved 20 individuals with spastic CP, aged between 8 and 20 years (average age of 14 years), of both genders (57% male), and inexperienced in the tasks. The study was divided into two experiments, conducted one month apart. Participants were randomly allocated into four experimental groups and performed motor practice associated with tDCS or its placebo. After one month, 18 participants were redistributed into new groups and performed the motor task they had not yet executed. In the motor sequence task, participants were instructed to type a sequence of keys on an adapted keyboard as quickly as possible after the initial presentation on the monitor. In the motor adaptation task, information about the keys appeared one by one, without prior knowledge of the complete sequence. Participants practiced 100 attempts of the motor task, and measures of reaction time, movement time, and response time in blocks of trials were analyzed. The results showed that the group that underwent cerebellar tDCS associated with the motor adaptation task showed a significant improvement in reaction time during the online change, movement time during the offline change, and response time from the pre-test to the post-test block, compared to the control group, which improved reaction time from the end of the acquisition phase to the post-test. In contrast, the group that performed tDCS associated with motor sequence task practice demonstrated poorer performance in reaction time, movement time, and response time during the acquisition blocks, compared to the control group. The results suggest that anodal cerebellar tDCS may improve specific aspects of learning in motor adaptation tasks. However, the data indicate that this stimulation may have negative effects on the acquisition phase of motor sequence tasks.
Assunto: Neurociências
Aprendizagem
Paralisia Cerebral
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Atividade Motor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/80143
Data do documento: 7-Out-2024
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