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http://hdl.handle.net/1843/80299
Tipo: | Tese |
Título: | Morte e vida dos museus: modos de documentar entre e com os Xakriabá |
Título(s) alternativo(s): | Death and life of museums: ways of documenting among and with the Xakriabá |
Autor(es): | Matheus Machado Vaz |
primer Tutor: | Ana Maria Rabelo Gomes |
primer miembro del tribunal : | Juliana Ventura de Souza Fernandes |
Segundo miembro del tribunal: | Edgar Rodrigues Barbosa Neto |
Tercer miembro del tribunal: | Antonella Maria Imperatriz Tassinari |
Cuarto miembro del tribunal: | Paulo Roberto Maia Figueiredo |
Resumen: | A quem um museu deve responsabilidade? Ao passado? Ao futuro? Aos objetos guardados? Esta pesquisa analisa uma pluralidade de formas de documentação e registro para compreender o que Joel Gonçalves Xakriabá chamou de museus vivos e museus mortos a partir das especificidades, os pressupostos e os desdobramentos de cada uma dessas formas de documentação, a quem elas devem responsabilidade e de que forma estão conscientes de seus impactos. Apresentadas lado a lado, as documentações vivas e mortas se iluminam mutuamente e aumentam a compreensão de ambos os modos. A documentação morta teria o modelo de coleta de dados como fundamento e seria baseada na reificação do conhecimento e sua separação da pessoa que conhece. A documentação viva, por sua vez, entenderia o registro do conhecimento não como um substituto para a pessoa que conhece, mas como um convite, uma homenagem ou uma provocação, e seria baseada no fomento às relações. A documentação viva aqui é centrada na presença, circulação e apresentação que envolvem pessoas, e não somente coisas, o que pressupõe outra epistemologia e outra ontologia. Após ser totalmente modificado, algo ainda pode ser considerado o mesmo algo que algum dia foi? A retomada da cultura é analisada aqui como parte de um vasto esforço de registro que permite aos Xakriabá tomarem controle do tempo e de seus modos de transformação, impedir a invasão do passado e dar a conhecer o processo histórico. Como projeto de levantamento e produção de um índice de autoconhecimento, a retomada da cultura xakriabá é analisada nesta pesquisa como registro vivo da cultura, em especial na experiência do repositório de pesquisas Waihuku Xakriabá e do registro contínuo, não escrito e descentralizado da retomada da cerâmica. A documentação morta de um grande museu universal europeu é então contraposta à retomada, explicitando seus pressupostos, diferenças fundamentais e especificidades. A tese apresenta, enfim, uma proposição para diminuir a velocidade de nossas práticas de pesquisa, demarcando três eixos especialmente impactados: a certeza sobre o local da pesquisa e as companhias; a possibilidade de se deslocar no espaço seguindo agendas de pesquisa indígenas; e, por fim, uma proposta de documentação de pesquisa que produza efeitos que interessem a todos os envolvidos. O primeiro eixo trata do local da pesquisa, o segundo do tema da pesquisa e o terceiro do registro da pesquisa, e o resultado é uma pesquisa que se explicita e se coloca, sem tentar desaparecer com o autor ou deixar o autor ocupar todo o espaço. |
Abstract: | To whom does a museum owe responsibility? To the past? To the future? To the objects stored? This research analyzes a plurality of forms of documentation and recording to understand what Joel Gonçalves Xakriabá called living museums and dead museums based on the specificities, assumptions, and developments of each of these forms of documentation, to whom they owe responsibility and how they are aware of their impacts. Presented side by side, living and dead documentations illuminate each other and increase the understanding of both modes. Dead documentation would have the data collection model as its foundation and be based on the reification of knowledge and its separation from the person who knows. Living documentation, in turn, would understand the recording of knowledge not as a substitute for the person who knows, but as an invitation, a tribute, or a provocation, and would be based on promoting relationships. Living documentation here is centered on the presence, circulation, and presentation that involve people, and not only things, which presupposes another epistemology and another ontology. After being completely changed, can something still be considered the same thing it once was? The revival of culture is analyzed here as part of a vast effort to record that allows the Xakriabá to take control of time and their modes of transformation, prevent the invasion of the past, and make the historical process known. As a project to survey and produce an index of self-knowledge, the revival of Xakriabá culture is analyzed in this research as a living record of culture, especially in the experience of the Waihuku Xakriabá research repository and the continuous, unwritten, and decentralized record of the revival of ceramics. The dead documentation of a large European universal museum is then contrasted with the revival, making explicit its assumptions, fundamental differences, and specificities. Finally, the thesis presents a proposal to slow down our research practices, demarcating three axes that are especially impacted: certainty about the research site and the companies; the possibility of moving around the space following indigenous research agendas; and, finally, a proposal for research documentation that produces effects that are of interest to all involved. The first axis deals with the research location, the second with the research theme, and the third with the research record, and the result is research that is explicit and presents itself, without trying to disappear with the author or let the author take up all the space. |
Asunto: | Humboldt-Forum (Berlim, Alemanha) Índios XaKriabá - Educação Museus etnologicos e coleções Índios - Cultura - Museus |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/80299 |
Fecha del documento: | 30-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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