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Tipo: Artigo de Periódico
Título: (Micro)mobility by electric scooters: psychometric assessment of the importance of built environment attributes to mode choice in Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): (Micro)mobilidade por patinetes elétricos: avaliação psicométrica da importância de atributos associados ao ambiente construído para a escolha de se utilizar o modo em Belo Horizonte
Autor(es): Lucas Tadeu Albino de Souza
Daniela Antunes Lessa
Leandro Cardoso
Carlos Fernando Ferreira Lobo
Resumen: The emergence of e-scooter (ES) sharing systems in Belo Horizonte, as well as in other urban centers around the world, has brought attention to a new way of getting around cities. While the occurrence of crashes involving micromobility vehicles is relatively small comparedto the number of trips taken, it has sparked efforts from various stakeholders to understand how urban spaces can be optimized to maximize opportunities and minimize risks. This study focuses on evaluating the importance of built environment characteristics for individuals choosing to ride ES, according to the perception of those who are familiar with Belo Horizonte. Drawing from Bikeability indicators as a foundation, an online survey based on the Likert scale was applied. The results indicate that the predominant profile of ES users aligns with existing literature, consisting of young adult males with higher incomes and education levels. Although 82% of respondents expressed an interest in using ES, 61% noted that the city lacks the necessary conditions to support its operation. Utilizing the Method of Successive Intervals (MSI), the study identifies pavement condition and the presence of dedicated bike lanes as the most influential factors impacting ES usage.
Abstract: O surgimento de programas de compartilhamento de patinetes elétricos (PEs) em Belo Horizonte – assim como em outros centros urbanos de todo o mundo, pôs em foco uma nova proposta de circular pelas cidades. A ocorrência de sinistros envolvendo o micromodo – ainda que proporcionalmente pequena em relação ao número de viagens realizadas, conduziu um esforço de diferentes atores em compreender como o espaço urbano deve ser otimizado de forma a maximizar oportunidades e minimizar riscos. O presente trabalho avalia a importância de características do ambiente construído na escolha de se utilizar o PE, segundo a percepção daqueles que conhecem Belo Horizonte. Partindo-se de indicadores de ciclabilidade, aplicou-se Questionário Online baseado em Escala Likert. Os resultados indicam que o perfil predominante do usuário de PE – homem, adulto jovem, alta renda e escolaridade, corresponde àquele observado na literatura. 82% consideram utilizar o modo, mas 61% apontam que a cidade não apresenta as condições necessárias para sua operação. Pelo Método do Intervalos Sucessivos (MIS), verifica-se que os fatores mais importantes são a conservação do pavimento e a presença de rota cicloviária.
Asunto: Mobilidade urbana
Patinete elétrico
Centros urbanos
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.58922/transportes.v31i3.2913
URI: http://hdl.handle.net/1843/80441
Fecha del documento: 11-dic-2023
metadata.dc.url.externa: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2913/1029
metadata.dc.relation.ispartof: Transportes
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