Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/80736
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernanda Piana Santos Lima de Oliveirapt_BR
dc.creatorAndréa Maria Duarte Vargaspt_BR
dc.creatorZulmira Maria de Araújo Hartzpt_BR
dc.creatorSônia Ferreira Diaspt_BR
dc.creatorEfigênia Ferreira e Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T13:59:24Z-
dc.date.available2025-03-18T13:59:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage2891pt_BR
dc.citation.epage2898pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1413-81232018239.16582018pt_BR
dc.identifier.issn14138123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/80736-
dc.description.abstractThe Health at School Programme is a Brazilian inter-sector policy resulting from a partnership between the Ministries of Health and Education to expand health actions to public school students, with a view to the comprehensive education of primary and lower middle school students. This qualitative study was carried out in 2016 to investigate Brazilian schoolchildren’s perceptions of activities under the Health at School Programme. Data were collected from schoolchildren eleven to fourteen years of age using the written report (essay) as the instrument. Analysis of the reports highlighted two themes: 1. the Health at School Programme as care, and 2. the Health at School Programme as benevolence. For some, the activities meant the possibility of health care, of identifying problems and arranging solutions, and the opportunity for gaining information and learning that may be beneficial in maintaining health – the offer was received passively, however; for others, they were a blessing, a favour, for which they showed their gratitude. The schoolchildren were passive and receptive, without being proactive enough to produce their own health. Co-responsibility seems to be a seed that is still germinating.pt_BR
dc.description.resumoO Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial brasileira, sendo resultado da parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com a finalidade de ampliar as ações de saúde aos alunos da rede pública, com vistas à formação integral dos estudantes da Educação Básica. Estudo qualitativo realizado em 2016, com o objetivo de investigar a percepção que os escolares brasileiros possuem em relação às atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola. A coleta de dados foi realizada com escolares de onze a quatorze anos, e, como instrumento de coleta, foi utilizado o relato escrito (redação). A partir da análise dos relatos, foram identificados dois temas: 1. O Programa Saúde na Escola como cuidado, e 2. O Programa Saúde na Escola como benesse? Para alguns, as atividades significam a possibilidade do cuidado na área de saúde, para identificar os problemas e encaminhar as soluções, ter a possibilidade de ter informações e algum aprendizado que poderá ser benéfico na manutenção da saúde. No entanto, para uns, foi uma oferta recebida passivamente. Para outros uma benesse, um favor, para o qual mostram a sua gratidão. Os escolares se mostraram passivos e receptivos sem, no entanto, o protagonismo necessário à produção da própria saúde. A corresponsabilização parece ser uma semente ainda germinando.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.departmentFAO - FACULDADE DE ODONTOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.otherServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subject.otherAssistência integral à saúdept_BR
dc.subject.otherPesquisa qualitativapt_BR
dc.titlePercepção de escolares do ensino fundamental sobre o Programa Saúde na Escola: um estudo de caso em Belo Horizonte, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeElementary and lower secondary school students’ perceptions of the Health at School Programme: a case study in Belo Horizonte, Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/csc/a/BDk6KBvzRGsrR89t9YJfB7m/?format=pdf&lang=ptpt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Percepção de escolares do ensino fundamental sobre o Programa.pdf108.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.