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http://hdl.handle.net/1843/81018
Tipo: | Dissertação |
Título: | Necessidades educacionais para a prática clínica na perspectiva de farmacêuticos do Sistema Único de Saúde. |
Autor(es): | Priscila Oliveira Fagundes |
primer Tutor: | Simone de Araújo Medina Mendonça |
primer miembro del tribunal : | Djenane Ramalho de Oliveira |
Segundo miembro del tribunal: | Isabela Viana Oliveira |
Tercer miembro del tribunal: | Yone de Almeida Nascimento |
Resumen: | O Cuidado Farmacêutico apresenta-se como uma proposta de prática profissional apta a atender a demanda social atualmente existente de redução da morbimortalidade relacionada com o uso de medicamentos. Para sua operacionalização é esperado o desenvolvimento de competências clínicas e humanísticas que contribuam para a tomada de decisão racional em farmacoterapia. A carência de farmacêuticos com formação clínica é uma das barreiras para a efetivação e expansão da provisão do Cuidado Farmacêutico. A educação permanente mostra-se como uma ferramenta importante para minimizar essas lacunas de formação dos profissionais já atuantes no sistema de saúde. Assim, espera-se por meio deste compreender as necessidades educacionais de farmacêuticos do Sistema Único de Saúde, de forma a subsidiar a estruturação de um modelo de formação para a prática do cuidado, no contexto de trabalho dos profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na Teoria Fundamentada dos Dados. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado e foram conduzidas entrevistas individuais com nove farmacêuticos de referência para a prática clínica dos hospitais da rede. A partir da análise sistemática dos dados, foram reveladas três categorias principais relacionadas ao processo de desenvolvimento de competências para a prática clínica farmacêutica: 1. Aprendendo com as experiências da prática – modos de aprendizagem da graduação à prática profissional; 2. (Não) Assumindo a responsabilidade pela farmacoterapia do paciente; e 3. Desenvolvendo as competências para a prática clínica. O modelo teórico desenvolvido revela que as competências clínicas do farmacêutico têm como base principal de motivação e aprendizagem as experiências vivenciadas na prática profissional, por meio das quais desenvolve a habilidade de reflexão crítica para melhoria da sua prática e a percepção de suas necessidades educacionais ao longo de sua trajetória profissional. A consciência quanto a responsabilidade profissional, fundamentada pela internalização da filosofia de prática profissional, apoia e fortalece o desenvolvimento das competências, uma vez que permite ao profissional maior discernimento quanto as suas atribuições e compreensão das atitudes, habilidades e conhecimentos necessários para a prática clínica, viabilizando ainda a integração do farmacêutico à equipe multidisciplinar. Por fim, revela ainda que as competências clínicas envolvem um conjunto de atributos cognitivos e atitudinais que precisam ser desenvolvidos para alcançar a efetivação da prática clínica, dentre os quais sobressaíram o desenvolvimento do conhecimento teórico, a habilidade de comunicação e a padronização de um processo de cuidado. Espera-se, com este trabalho, que os conhecimentos gerados contribuam para a institucionalização de processos educacionais voltados para o desenvolvimento de competências clínicas por farmacêuticos que atuam no sistema de saúde. |
Abstract: | Pharmaceutical Care is a proposal for professional practice capable of meeting the current social demand for reducing morbidity and mortality related to the use of medications. For its operationalization, the development of clinical and humanistic competencies that contribute to rational decision-making in pharmacotherapy is expected. The lack of pharmacists with clinical training is a bias for the implementation and expansion of the provision of Pharmaceutical Care, and continuing education is an important tool to minimize these training gaps for professionals already working in the health system. Thus, it is expected to understand the educational needs of pharmacists in the Unified Health System, in order to support the structuring of a training model for the practice of care, in the context of the professionals' work. This is a qualitative research, based on the Grounded Theory. For data collection, a structured questionnaire was used and individual interviews were conducted with nine pharmacists who are references for clinical practice in the hospitals of the network. From the systematic analysis of the data, three main categories related to the process of developing competencies for clinical pharmaceutical practice were revealed: 1. Learning from practical experiences – learning methods from undergraduate studies to professional practice; 2. (Not) Assuming responsibility for the patient's pharmacotherapy; and 3. Developing competencies for clinical practice. The theoretical model developed reveals that the pharmacist's clinical competencies are mainly motivated and learned by the experiences lived in professional practice, through which they develop the ability to critically reflect to improve their practice and the perception of their educational needs throughout their professional career. Awareness of professional responsibility, based on the internalization of the philosophy of professional practice, supports and strengthens the development of competencies, since it allows the professional to have greater discernment regarding their attributions and understanding of the attitudes, skills and knowledge necessary for clinical practice, also enabling the integration of the pharmacist into the multidisciplinary team. Finally, it also reveals that clinical skills involve a set of cognitive and attitudinal attributes that need to be developed to achieve effective clinical practice, among which the development of theoretical knowledge, communication skills and standardization of a care process stand out. It is expected that, with this work, the knowledge generated will contribute to the institutionalization of educational processes aimed at the development of clinical competencies by pharmacists working in the health system. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81018 |
Fecha del documento: | 11-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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