Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81184
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de estratégias para promoção de educação transformadora em Uma Só Saúde para crianças do Ensino Básico
Título(s) alternativo(s): Evaluation of strategies for promoting transformative education in One Health for elementary school children
Autor(es): Lorena Diniz Macedo Silva Maia
primer Tutor: Camila Stefanie Fonseca de Oliveira
primer miembro del tribunal : Danielle Ferreira de Magalhães Soares
Segundo miembro del tribunal: Aleluia Heringer Lisboa Teixeira
Tercer miembro del tribunal: Rafael Romero Nicolino
Cuarto miembro del tribunal: Fernanda do Carmo Magalhães
Resumen: Historicamente, a educação em saúde tem sido incorporada na formação de crianças visando não apenas informar, mas também transformar comportamentos em relação ao autocuidado com a saúde, a prevenção das zoonoses, a preservação do meio ambiente e o cuidado com os animais. Nesse sentido, se inserem as zoonoses, doenças transmitidas entre humanos e animais e responsáveis por causar danos à nível global. Os projetos de educação em saúde que informam sobre tais doenças, especialmente nas formas de prevenção e controle, têm ganhado destaque nas políticas públicas. No entanto, há uma lacuna científica sobre como trabalhar educação em saúde utilizando ensino alternativas, se existe diferença na eficiência dos estratégias utilizados, a preferência dos estudantes e dos educadores e o custo das estratégias. Por isso, foram desenvolvidas quatro estratégias de ensino: discussão em grupo, teatro, jogo de tabuleiro e lousa. Essas estratégias foram utilizadas nas aulas sobre as quatro zoonoses de maior prevalência no município de Contagem, Minas Gerais, Brasil, sendo elas esporotricose, febre maculosa, leishmaniose e raiva. As estratégias foram aplicadas e testadas em quatro escolas públicas, com dois anos escolares do ensino fundamental, com faixa etária entre oito e 12 anos. Para obtenção dos resultados quanto à eficiência das estratégias, foram utilizados questionários semi-estruturados com perguntas sobre as zoonoses estudadas e foi avaliado o número de acertos dos estudantes antes e após as intervenções com as estratégias. Ainda, foram feitas sessões de grupo focal como estratégia de pesquisa qualitativa a fim de avaliar a experiência dos estudantes com o projeto. Participaram do estudo 166 estudantes e oito docentes das escolas. A diferença entre o número de acertos acumulados antes e depois das intervenções não estão associados com a estratégia utilizada (Valor p=1). Além disso, não há diferença no desempenho escolar dos estudantes quando se compara o efeito das estratégias (p=0,999). A taxa de acerto sobre zoonoses aumentou de 15,7% no primeiro encontro para 56,6% no último encontro (p<0,05). Já o conhecimento sobre Uma Só Saúde aumentou de 38,2% no primeiro encontro para 55,7% no último encontro (p<0,05). Ainda, foram feitas mudanças no ambiente de casa dos estudantes para prevenir, principalmente, a ocorrência do flebótomo causador da leishmaniose e a saída de gatos desacompanhados, sendo essas estratégias eficientes para prevenir as zoonoses trabalhadas. Segundo a percepção dos estudantes avaliada no grupo focal, “jogo de tabuleiro” foi a estratégia mais atrativa, seguida de “discussão em grupo”, “teatro” e “lousa”. Já segundo a percepção dos professores, “discussão em grupo” é a melhor estratégia para promover o interesse e aprendizado dos estudantes e a que apresenta melhor custo benefício, sendo, por isso, de maior facilidade para implementação na rotina escolar. I Os resultados reforçam a necessidade de incluir tais abordagens nas políticas públicas, evidenciando que, independentemente do estratégia de ensino aplicado, a educação em saúde mostrou-se eficiente na ampliação do conhecimento das crianças sobre zoonoses e na promoção de mudanças em seus lares, contribuindo para o fortalecimento do conceito de Uma Só Saúde.
Abstract: Historically, health education has been incorporated into the training of children, aiming not only to inform but also to transform behaviors regarding self-care, the prevention of zoonoses, environmental preservation, and animal care. In this context, zoonoses—diseases transmitted between humans and animals—are significant global health concerns. Health education projects that inform about such diseases, particularly regarding prevention and control, have gained prominence in public policies. However, there is a scientific gap regarding how to work on health education using alternative teaching methods, whether there is a difference in the effectiveness of the strategies used, and the preferences of students and educators, as well as the costs associated with these strategies. To address this, four teaching strategies were developed: group discussion, theater, board game, and chalkboard. These strategies were applied in lessons about the four zoonoses most prevalent in the municipality of Contagem, Minas Gerais, Brazil: sporotrichosis, spotted fever, leishmaniasis, and rabies. The strategies were implemented and tested in four public schools with two years of elementary education, targeting students aged eight to twelve. To obtain results regarding the effectiveness of the strategies, semi-structured questionnaires were used with questions about the studied zoonoses, and the number of correct answers from students was evaluated before and after the interventions. Additionally, focus group sessions were conducted as a qualitative research strategy to assess students' experiences with the project. A total of 166 students and eight teachers from the schools participated in the study. The difference in the number of correct answers accumulated before and after the interventions was not associated with the strategy used (p-value = 1). Furthermore, there was no difference in student performance when comparing the effects of the strategies (p = 0.999). The accuracy rate regarding zoonoses increased from 15.7% in the first session to 56.6% in the last session (p < 0.05). Knowledge about One Health increased from 38.2% in the first session to 55.7% in the last session (p < 0.05). Changes were also made in the students' home environments to prevent, particularly, the occurrence of the phlebotomine causing leishmaniasis and the roaming of unsupervised cats, showing these strategies were effective in preventing the addressed zoonoses. According to the students' perceptions evaluated in the focus group, the "board game" was the most engaging strategy, followed by "group discussion," "theater," and "chalkboard." Conversely, the teachers perceived "group discussion" as the best strategy to promote student interest and learning, also presenting better cost-effectiveness, making it easier to implement in the school routine. The results reinforce the need to include such approaches in public policies, highlighting that, regardless of the teaching strategy applied, health education proved effective in enhancing children's knowledge about zoonoses and in promoting changes in their households, contributing to the strengthening of the One Health concept.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: VET - DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/81184
Fecha del documento: 14-feb-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons