Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81354
Tipo: Tese
Título: Desafios e experiências de mães surdas de filhos ouvintes desde a gestação no cuidado em saúde: estudo qualitativo
Título(s) alternativo(s): Challenges experienced by deaf mothers in the health care of “children of deaf adults” (codas): qualitative study
Autor(es): Raquel Fabiane Nogueira de Jesus dos Santos
primer Tutor: Júnia Maria Cheib Serra-Negra
primer Co-tutor: Saul Martins de Paiva
primer miembro del tribunal : Agnes de Fátima Pereira Cruvinel
Segundo miembro del tribunal: Andrea Paula Fregoneze
Tercer miembro del tribunal: Raquel Gonçalves Vieira de Andrade
Cuarto miembro del tribunal: Ivana Meyer Prado
Resumen: O objetivo deste estudo foi conhecer as experiências e desafios enfrentados por mães surdas durante a gestação, no cuidado de saúde geral e bucal de seus filhos. Desenvolveu-se um estudo de natureza exploratória e abordagem qualitativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (protocolo 59868722.5.0000.5149). Participaram do estudo 15 mães surdas, com filhos de até 11 anos de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a mães surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A amostra foi de conveniência, obtida pela estratégia bola de neve. Foi elaborado um convite em vídeo divulgado nas redes sociais, com tradução em Libras, convidando mães surdas a participarem da pesquisa. As mães interessadas foram contatadas e as entrevistas agendadas, sendo realizadas pela pesquisadora intérprete de Libras, através de entrevista na plataforma Google Meet. As entrevistas foram gravadas e transcritas pela pesquisadora. O processo de codificação obteve 390 citações temáticas, organizadas em 16 códigos, agrupados em quatro categorias: rede de apoio familiar, rede de apoio profissional, acesso e vivência pessoal. Foi adotado o método de análise de conteúdo por Bardin. Utilizou-se o software Atlas.ti no processo de análise de conteúdo. A análise foi dividida em três etapas: (1) inclusão dos dados no software, leitura e análise indutiva com elaboração dos códigos descritivos; (2) agrupamento dos códigos em categorias gerais; (3) elaboração das redes de relações. Os desafios ressaltados pelas participantes foram a dificuldade de comunicação com profissionais de saúde, falta de conhecimento sobre cuidados de saúde bucal dos filhos, acesso a atendimento odontológico em casos de urgência com dor de dente e traumas. Observou-se, também, grande influência do grupo familiar na oferta de chupeta e mamadeira. Todas as participantes destacaram a dificuldade de rede de apoio, desde a família até os serviços de saúde. Quatro mães buscaram estratégias externas para aquisição de informações em saúde. O parto do tipo cesárea foi o mais relatado entre as mães entrevistadas, embora o menos desejado por elas. Concluiu-se que as mães surdas enfrentam grandes desafios no cuidado de seus filhos, destacando-se as dificuldades de comunicação e acesso com caráter inclusivo nos serviços.
Abstract: The objective of this study was to understand the experiences and challenges faced by deaf mothers during pregnancy in the general and oral health care of their children. An exploratory study with a qualitative approach was developed. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Minas Gerais (protocol 59868722.5.0000.5149). 15 deaf mothers, with children up to 11 years of age, participated in the study. Semi-structured interviews were carried out, applied to deaf mothers, users of the Brazilian Sign Language (Libras). A convenience sample obtained by a snowball strategy was used. An invitation video translated into Libras was published on social media, inviting deaf mothers to participate in the research. Interested mothers were contacted and the interview was scheduled. The interviews were carried out by a Libras interpreter researcher, through the Google Meet platform. The interviews were recorded and transcribed by the researcher. The coding process obtained 390 thematic citations, organized into 16 codes, grouped into four categories: family support network, professional support network, access and personal experience. The Bardin content analysis method was adopted. The Atlas.ti software was used to assist in the content analysis process. The analysis was carried out in three stages: (1) inclusion of data in the software, reading and inductive analysis with elaboration of descriptive codes; (2) grouping of codes into general categories; (3) elaboration of relationship networks. The challenges highlighted by the participants were the difficulty in communicating with health professionals, lack of knowledge about their children's oral health care, access to dental care in cases of emergency with toothache and trauma. There was also a great influence of the family group in offering pacifiers and bottles. All participants highlighted the difficulty of finding a support network from the family to health services. Some mothers sought external strategies to acquire health information. Cesarean section birth was the most reported among the mothers interviewed, although the least desired by them. It was concluded that deaf mothers face major challenges in caring for their children, highlighting difficulties in communication and inclusive access to services.
Asunto: Comportamento
Mães
Surdez
Pesquisa qualitativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/81354
Fecha del documento: 4-jun-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese_Raquel_Nogueira_ok.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons