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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação em presídios: análise da literatura presente no álbum "sobrevivendo no inferno" dos racionais MC's como ferramenta de conscientização e transformação social
Autor(es): Bruna Ingrid de Jesus Silva
primer Tutor: Aline Magalhães Pinto
primer miembro del tribunal : Rodrigo Prado Mudesto
Segundo miembro del tribunal: Breno Anderson Souza de Miranda
Resumen: Este trabalho propõe uma análise da relação entre a educação em presídios e a literatura presente no álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC 's, através da música Diário de um Detento. A educação desempenha um papel crucial na ressocialização e reinserção dos indivíduos encarcerados na sociedade, enquanto a literatura presente nas letras das músicas dos Racionais MC’s é reconhecida como uma poderosa expressão cultural e social das comunidades marginalizadas. Neste estudo, buscaremos abordar aspectos da educação em presídios, a importância da literatura como ferramenta de conscientização e transformação social, e uma análise atenciosa da letra Diário de um Detento, destacando os temas e mensagens que podem contribuir para a reflexão e mudança de comportamento dos indivíduos privados de liberdade.
Abstract: The writing of Milan Kundera, a Czech writer in exile in France until his death in 2023, is marked by movement - this assertion is backed up by his novels, the genres the novelist passed through and his personal history. In this sense, this research aims to understand the transformations in Kunderian form over the course of novels originally written in Czech and French. To achieve this, and in accordance with the novels' setting, we set out to establish four word-themes that cross the Kunderian symbolic universe and are fixed as a transitional point: exile, writing, romance and memory. The methodologies defined for this thesis consist of a current reflection on literature in relation to writing in displacement, an understanding of the trajectory of Milan Kundera's literary writing, a contrast between the use of the Czech and French languages, a consideration of the structure of the novel and an understanding of the representation of memory in his literature. The result is a reflection on how this movement influences and becomes a condition for the realization of the novelist's writing beyond the novel and, above all, within it.
Asunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/81435
Fecha del documento: 5-mar-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos

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