Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81720
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Daniela Mara Lima Oliveira Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3932133977921090pt_BR
dc.contributor.referee1Thaïs Cristófaro Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Tatiana Cury Pollopt_BR
dc.contributor.referee3Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.referee4Raquel Marcia Fontes Martinspt_BR
dc.creatorAna Luiza de Souza Coutopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0213438257148039pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T12:18:44Z-
dc.date.available2025-04-22T12:18:44Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81720-
dc.description.abstractThe orthographic standard of the Portuguese language is based on the alphabetic writing system, which consists of the correspondence between phonemes and graphemes. This correspondence is made up of multiple relationships, which can be direct regular, contextual regular and irregular (Lemle, [1994] 2009; Soares, 2018). Spelling is one of the facets of the language, which, linked to other components and learning processes, contributes to the student being literate, and knowing how to use writing in the most diverse social contexts. With regard to spelling in Brazilian educational documents, in the Base Nacional Comum Curricular – BNNC (Brazil, 2017, 2018), it is expected that the student reaches the end of basic education, 3ª Série do Ensino Médio, with the ability to do conscious use of spelling. However, studies indicate a lag in students' mastery of spelling throughout the school years and beyond (Germani, 2017; Nascimento; Henz, 2020; Teis-Adamante; Busse, 2022). Furthermore, orthograph irregularities are one of the biggest difficulties faced by students in the process of learning spelling (Sartori; Mendes; Costa, 2015; Marquardt; Busse, 2015; Souza 2019; Castro, 2022). In this context, the objective of this research is to investigate the influence of school year, the phoneme-grapheme relationship and the frequency of type and occurrence in the writing of irregular competing graphemes by students at a school in Belo Horizonte. The methodological framework of this thesis is based on a mixed qualitative-quantitative approach (Paiva, 2019), experimental field research (Lakatos; Marconi, 2003) and descriptive (Andrade, 2010). This research is guided by the Integration of Multiple Partners proposed by Treiman and Kessler (2014). The IMP considers spelling learning to be multiple and influenced by diverse knowledge (Treiman; Kessler, 2014; Treiman; Decker; Kessler, 2017; Treiman, 2020). The results indicate that grade level, the phoneme-grapheme relationship, type frequency, and token frequency may, in interaction, influence the spelling of irregular competing graphemes. Therefore, this research can guide the proposal of pedagogical interventions in the teaching of spelling that begin to consider the phoneme-grapheme relationship and the frequency in the teaching of words with irregular spelling.pt_BR
dc.description.resumoA norma ortográfica da Língua Portuguesa baseia-se no sistema alfabético de escrita, o qual consiste na correspondência entre fonemas e grafemas. Essa correspondência é constituída por múltiplas relações, que podem ser regulares diretas, regulares contextuais e irregulares (Lemle, [1994] 2009; Soares, 2018). A escrita ortográfica é uma das facetas da língua, a qual, atrelada a outros componentes e processos de aprendizagem, contribui para que o aluno seja alfabetizado e letrado, e que saiba fazer o uso da escrita nos mais diversos contextos sociais. No que diz respeito à ortografia nos documentos educacionais brasileiros, na Base Nacional Comum Curricular – BNNC (Brasil, 2017, 2018), espera-se que o aluno chegue ao final da Educação Básica, 3º ano do Ensino Médio, com a capacidade de fazer uso consciente da escrita ortográfica. No entanto, trabalhos apontam uma defasagem no domínio da ortografia por parte dos alunos ao longo dos anos escolares e após estes (Germani, 2017; Nascimento; Henz, 2020; Teis-Adamante; Busse, 2022). Além disso, as irregularidades ortográficas se configuram como uma das maiores dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem da ortografia (Sartori; Mendes; Costa, 2015; Marquardt; Busse, 2015; Souza 2019; Castro, 2022). Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar a influência do ano escolar, da relação fonema-grafema e a frequência de tipo e de ocorrência na escrita de grafemas concorrentes irregulares de alunos de uma escola de Belo Horizonte. O arcabouço metodológico desta tese é pautado na abordagem mista quali-quantitativa (Paiva, 2019), do tipo de pesquisa de campo experimental (Lakatos; Marconi, 2003) e descritiva (Andrade, 2010). Esta pesquisa é guiada pela Teoria da Integração dos Múltiplos Padrões (IMP), proposta por Treiman e Kessler (2014). A IMP considera a aprendizagem da ortografia como múltipla e influenciada por diversos conhecimentos (Treiman; Kessler, 2014; Treiman; Decker; Kessler, 2017; Treiman, 2020). Os resultados indicam que o ano escolar, a relação fonema-grafema, a frequência de tipo e de ocorrência podem, em interação, influenciar a escrita de grafemas concorrentes irregulares. Portanto, esta pesquisa pode nortear a proposição de intervenções pedagógicas no ensino da ortografia que passem a considerar a relação fonema-grafema e a frequência no ensino de palavras de ortografia irregular.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectMúltiplos padrõespt_BR
dc.subjectIrregularidades ortográficaspt_BR
dc.subjectFrequência de tipopt_BR
dc.subjectFrequência de ocorrênciapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Ortografia e soletraçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua e linguagem - Escritapt_BR
dc.titleCEBOLA OU SEBOLA?: a evidência de múltiplos padrões no processo de escrita de grafemas concorrentes irregularespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6389-7818pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons