Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81751
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1José Eugênio Côrtes Figueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383216646979318pt_BR
dc.creatorNayara Aline Muniz de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4393679984959151pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T17:31:16Z-
dc.date.available2025-04-22T17:31:16Z-
dc.date.issued2025-01-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81751-
dc.description.abstractIn the face of contemporary environmental challenges such as climate change, biodiversity loss and pollution, it is crucial to educate young people to understand, analyze and make informed decisions about environmental issues. In this context, education emerges as an essential tool for the development of a sustainable society. The overall objective of this study was to encourage students to identify and seek solutions to socio-environmental problems at school and in the local community. This project was implemented in four classes of the first year of the new high school, in a state school in the city of Contagem, Minas Gerais. The development of this project was carried out in two stages: the first consisted of an investigative didactic sequence in which pedagogical practices were applied to address the importance of Education for Sustainable Development and the UN Sustainable Development Goals (SDGs); the second was the production of awareness-raising materials for the development of sustainable attitudes among students and the local community. The study is based on the application of active learning methodologies, which involve students in processes of investigation and resolution of real problems. Students actively participated in activities such as analyzing socio-environmental data, photographing community problems, and creating interactive maps using digital tools such as Padlet. Through the proposed activities, students identified real problems present in the school and community, such as improper waste disposal, lack of basic sanitation, and deforestation, correlating them with the SDGs. The creation of materials such as booklets, interactive maps, and digital games reinforced student protagonism and the practical application of learning. The development of this proposal allowed us to highlight students' ability to identify and propose solutions to a variety of socio-environmental challenges, demonstrating the importance of an education that transcends the mere transmission of information and promotes active and conscious engagement of students. The implementation of inquiry-based teaching methodologies in high school can serve as a model for other schools that wish to integrate the SDGs in a practical and engaged way, highlighting the importance of education in promoting sustainability and contributing significantly to the formation of critical citizens who are engaged in building a sustainable future.pt_BR
dc.description.resumoDiante dos desafios ambientais contemporâneos, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição, torna-se crucial educar jovens para que compreendam, analisem e tomem decisões informadas sobre questões ambientais. A educação, nesse contexto, emerge como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O objetivo geral deste estudo foi estimular os alunos a identificarem e a buscarem soluções para os problemas socioambientais na escola e na comunidade local. Este projeto foi aplicado em quatro turmas do 1º ano do novo ensino médio, em uma escola estadual do município de Contagem, Minas Gerais. O desenvolvimento deste projeto foi feito em duas etapas: a primeira constitui-se de uma sequência didática investigativa em que foram aplicadas práticas pedagógicas para tratar a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a segunda foi a produção de materiais de conscientização para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis dos alunos e da comunidade local. O estudo se baseia na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, que envolvem os alunos em processos de investigação e resolução de problemas reais. Os alunos participaram ativamente de atividades como análise de dados socioambientais, registro fotográfico de problemas na comunidade e construção de mapas interativos utilizando ferramentas digitais como o Padlet. Através das atividades propostas, os alunos identificaram problemas reais presentes na escola e na comunidade, como descarte inadequado de resíduos, falta de saneamento básico e desmatamento, correlacionando-os com os ODS. A elaboração de materiais como cartilhas, mapas interativos e jogos digitais reforçou o protagonismo estudantil e a aplicação prática do aprendizado. O desenvolvimento desta proposta permitiu evidenciar a capacidade dos alunos de identificar e propor soluções para uma diversidade de desafios socioambientais, mostrando a importância de uma educação que transcenda a mera transmissão de informações e que promova o engajamento ativo e consciente dos alunos. A implementação de metodologias de ensino por investigação no ensino médio pode servir como um modelo para outras escolas que desejam integrar os ODS de forma prática e engajada, destacando a importância da educação na promoção da sustentabilidade e contribuindo significativamente para a formação de cidadãos críticos e engajados na construção de um futuro sustentável.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.otherProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.titleDespertando mentes sustentáveis: uma jornada de descobertas através do ensino por investigação no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DESPERTANDO MENTES SUSTENTÁVEIS uma jornada de descobertas através do ensino por investigação no ensino médio.pdf19.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons