Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81789
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vanessa Borges Brasileiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3005399337256287pt_BR
dc.contributor.referee1Danilo Matoso Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Silke Kapppt_BR
dc.contributor.referee3Stéphane Huchetpt_BR
dc.creatorFelipe Henrique Francopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8272051086892103pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T19:45:15Z-
dc.date.available2025-04-23T19:45:15Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81789-
dc.description.abstractThis work examines the rise of modernism in European architecture in the first decades of the 20th century, focusing on the works of Adolf Loos and Le Corbusier. The socioeconomic context of rapid technological transformation and the advance of industrial capital confronted the field of architecture with the demand to redefine its aesthetic paradigms. Our analysis revolves around the issue of form, not only as the building envelope but as a system of socially constructed meanings. To investigate this issue, we draw on concepts from semiology and sociological views of technology, exploring the relationship between the alignment of architecture with modernity and the technical object. We argue that Adolf Loos and Le Corbusier emerged as key agents who, in response to the pressure to modernize architecture, articulated the theoretical cohesion that secured their historiographical notoriety. We analyze their most prominent works, Ornament and Crime and Towards a New Architecture, as rhetorical tools advocating for the adhesion to the socioeconomic structures perceived at their time as the advancement of modern life over humanity. This work proposes, therefore, a critical interpretation of the theoretical foundations of modernism as it emerged from Loos and Le Corbusier. We start from their proposal to rid architecture of buildings, then proceed with an analysis of modernist alignment with the mode of existence of industrialized objects, and finally evaluate its consequences for architecture. By outlining these relationships, we aim to contribute to a broader understanding of modernist architecture - a system of meanings rooted in the social and economic transformations at the turn of the 20th century.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examina a gênese da corrente modernista na arquitetura europeia nas primeiras décadas do século XX, a partir das obras de Adolf Loos e Le Corbusier. Sob o contexto socioeconômico de rápida transformação tecnológica e de avanço do capital industrial, o campo da arquitetura seria apresentado à demanda de redefinição de seus paradigmas estéticos. Nossa análise tem como foco a questão da forma: não apenas sob a acepção material de invólucro do edifício, mas como um sistema de significados em sociedade. Para investigar essa questão, mobilizamos conceitos da semiologia e de visões sociológicas da técnica, explorando as relações entre a adesão da arquitetura à modernidade e o objeto técnico. Argumentamos que, diante da pressão pela modernização da arquitetura, Adolf Loos e Le Corbusier emergiriam como agentes articuladores da coesão teórica que lhes garantiria destaque historiográfico. Suas obras principais, Ornamento e Crime e Por uma Arquitetura, são analisadas como ferramentas retóricas de adesão às estruturas socioeconômicas interpretadas, à época, como o avanço da vida moderna sobre a humanidade. Este estudo propõe a interpretação crítica das bases teóricas do modernismo que emergiu de Loos e Le Corbusier. Partimos da supressão do ornamento, para seguirmos com a análise do alinhamento do modernismo à lógica de existência dos objetos industrializados, e, então da avaliação de suas consequências para a arquitetura em questão. Através do traçado dessas interrelações, buscamos contribuir para uma compreensão mais ampla da arquitetura modernista como um sistema de significados enraizado nas transformações sociais e econômicas na virada do século XX.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectObjeto técnicopt_BR
dc.subjectOrnamentopt_BR
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subject.otherArquitetura moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Estéticapt_BR
dc.subject.otherObjeto (Estética)pt_BR
dc.subject.otherDecoração e ornamento (Arquitetura)pt_BR
dc.titleArquitetura-objeto: a enunciação do modernismo em Adolf Loos e Le Corbusier a partir do objeto técnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DissertacaoFelipeFranco_Final.pdf52.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.