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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNádia Fernanda Martins de Araújopt_BR
dc.creatorTerezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.creatorFrancisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T20:25:24Z-
dc.date.available2025-04-23T20:25:24Z-
dc.date.issued2025-01-27-
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage288pt_BR
dc.citation.epage305pt_BR
dc.identifier.isbn9786552220288pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81794-
dc.description.resumoNeste estudo, realizamos uma análise do acesso de estudantes surdos à escola e das práticas de letramentos em uma sala de aula com surdos multilíngues, localizada em Várzea Queimada (PI). Nessa comunidade, os surdos utilizam três línguas: a Cena, língua de sinais nativa do povoado; a Libras, língua de sinais brasileira reconhecida legalmente; e a Língua Portuguesa na modalidade escrita. A questão norteadora deste trabalho foi: como se constitui o acesso à escola e quais práticas de letramentos ocorrem na sala de aula em que os surdos participaram? O objetivo foi investigar as práticas de letramentos, as interações sociais e o processo de aprendizagem dos surdos em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, realizamos uma análise bibliográfica de estudos sobre a comunidade, buscando em plataformas científicas, como o Portal de Teses e Dissertações da CAPES e revistas científicas/periódicos. Na segunda etapa, realizamos observações na escola, utilizando a etnografia como método de investigação, para compreender a dinâmica organizacional e institucional, com a colaboração do professor e dos alunos surdos. Quanto aos resultados, os trabalhos identificados mostraram que Várzea Queimada foi uma comunidade isolada durante décadas, o que contribuiu para o desenvolvimento da língua de sinais local, a Cena. O acesso à escola, que era escasso, foi ampliado, com os surdos adultos estudando na EJA em uma turma multisseriada. O contato com a Libras ocorreu por meio do trabalho de evangelização de instituições religiosas, sendo continuado através do acesso à internet e na escola. Observamos nas aulas que havia o ensino de Libras, Português e Matemática por meio de atividades impressas e práticas de diálogos. O estudo identificou, ainda, a pluralidade da comunidade surda brasileira e a necessidade de se pensar em políticas educacionais específicas para esse público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes Surdospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectVárzea Queimadapt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.otherSurdos -- Educaçãopt_BR
dc.titleAcesso à escola e letramentos na educação de estudantes surdos em Várzea Queimada (PI)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/119043pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6627-4862pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7953-9484pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4751-2890pt_BR
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