Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/81794
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nádia Fernanda Martins de Araújo | pt_BR |
dc.creator | Terezinha Cristina da Costa Rocha | pt_BR |
dc.creator | Francisca Izabel Pereira Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T20:25:24Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T20:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.citation.spage | 288 | pt_BR |
dc.citation.epage | 305 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786552220288 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/81794 | - |
dc.description.resumo | Neste estudo, realizamos uma análise do acesso de estudantes surdos à escola e das práticas de letramentos em uma sala de aula com surdos multilíngues, localizada em Várzea Queimada (PI). Nessa comunidade, os surdos utilizam três línguas: a Cena, língua de sinais nativa do povoado; a Libras, língua de sinais brasileira reconhecida legalmente; e a Língua Portuguesa na modalidade escrita. A questão norteadora deste trabalho foi: como se constitui o acesso à escola e quais práticas de letramentos ocorrem na sala de aula em que os surdos participaram? O objetivo foi investigar as práticas de letramentos, as interações sociais e o processo de aprendizagem dos surdos em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, realizamos uma análise bibliográfica de estudos sobre a comunidade, buscando em plataformas científicas, como o Portal de Teses e Dissertações da CAPES e revistas científicas/periódicos. Na segunda etapa, realizamos observações na escola, utilizando a etnografia como método de investigação, para compreender a dinâmica organizacional e institucional, com a colaboração do professor e dos alunos surdos. Quanto aos resultados, os trabalhos identificados mostraram que Várzea Queimada foi uma comunidade isolada durante décadas, o que contribuiu para o desenvolvimento da língua de sinais local, a Cena. O acesso à escola, que era escasso, foi ampliado, com os surdos adultos estudando na EJA em uma turma multisseriada. O contato com a Libras ocorreu por meio do trabalho de evangelização de instituições religiosas, sendo continuado através do acesso à internet e na escola. Observamos nas aulas que havia o ensino de Libras, Português e Matemática por meio de atividades impressas e práticas de diálogos. O estudo identificou, ainda, a pluralidade da comunidade surda brasileira e a necessidade de se pensar em políticas educacionais específicas para esse público. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Língua de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Várzea Queimada | pt_BR |
dc.subject.other | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.other | Surdos -- Educação | pt_BR |
dc.title | Acesso à escola e letramentos na educação de estudantes surdos em Várzea Queimada (PI) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/119043 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6627-4862 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7953-9484 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4751-2890 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acesso à escola e letramentos na educação de estudantes surdos em Várzea Queimada .pdf | 274.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.