Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/81798
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cláudia Regina dos Anjos | pt_BR |
dc.creator | Juliana Gouthier Macedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T11:44:43Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T11:44:43Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 5 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-5250 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/81798 | - |
dc.description.resumo | Esta é uma proposta de análise sobre como as Relações Étnico-Raciais são apresentadas – especificamente no campo do ensino/aprendizagem de Artes Visuais - em uma das coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos/ PNLD EJA/2014, EJA Moderna. As análises serão ancoradas na Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 altera a LDBEN nº 9394/1996, precursora da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; na Lei nº 11.645/08, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e no Guia dos Livros Didáticos – PNLD EJA 2014. Serão, também, alicerçadas na concepção da educação emancipatória, dialógica e democrática de Paulo Freire, em consonância com questões relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais balizadas por Ana Mae Barbosa, na Educação de Jovens e Adultos- EJA. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros – X COPENE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Material didático | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Educação e relações étnico-raciais: visibilidades distorcidas nos materiais didáticos para o ensino/aprendizagem de artes visuais na EJA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1529372297_ARQUIVO_EDUCACAOERELACOESRACIAIS_COPENE-EJA.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4943-1234 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0226-542X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação e relações raciais.pdf | 335.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.