Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81798
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCláudia Regina dos Anjospt_BR
dc.creatorJuliana Gouthier Macedopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T11:44:43Z-
dc.date.available2025-04-24T11:44:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue10pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage5pt_BR
dc.identifier.issn2358-5250pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81798-
dc.description.resumoEsta é uma proposta de análise sobre como as Relações Étnico-Raciais são apresentadas – especificamente no campo do ensino/aprendizagem de Artes Visuais - em uma das coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos/ PNLD EJA/2014, EJA Moderna. As análises serão ancoradas na Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 altera a LDBEN nº 9394/1996, precursora da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; na Lei nº 11.645/08, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e no Guia dos Livros Didáticos – PNLD EJA 2014. Serão, também, alicerçadas na concepção da educação emancipatória, dialógica e democrática de Paulo Freire, em consonância com questões relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais balizadas por Ana Mae Barbosa, na Educação de Jovens e Adultos- EJA.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofX Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros – X COPENEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEducação e relações étnico-raciais: visibilidades distorcidas nos materiais didáticos para o ensino/aprendizagem de artes visuais na EJApt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1529372297_ARQUIVO_EDUCACAOERELACOESRACIAIS_COPENE-EJA.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4943-1234pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0226-542Xpt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Educação e relações raciais.pdf335.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.