Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/81938
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprendizagem autônoma de Libras como l2 por intermédio de tecnologia virtual: análise do site da TV INES |
Título(s) alternativo(s): | Autonomy learning of Libras as l2 through virtual technology: analyze the tv ines website Autonomía en el aprendizaje de Libras como l2 a través de tecnología virtual: análisis del sitio web de tv ines |
Autor(es): | Manuela Maria Cyrino Viana Patrícia de Souza Elidéa Lúcia Almeida Bernardino |
Resumen: | O presente artigo tem por objetivo analisar sob a ótica da autonomia da aprendizagem de línguas o site da TV INES, especificamente os programas intitulados “A vida em Libras” e “Manuário”, focando nas contribuições propiciadas pelo site e os possíveis impactos na aprendizagem por intermédio desta tecnologia digital. Foram utilizados como fundamentação teórica o trabalho de pesquisa de Benson (2011) e Chik (2018). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo de natureza interpretativista e exploratória pautada na descrição e análise dos tópicos do site da TV INES considerando as quatro dimensões da autonomia de Benson (2011): localização, formalidade, pedagogia e lócus de controle. Os resultados evidenciaram que os programas analisados da TV INES com seus vídeos, podem auxiliar o aprendiz de forma autônoma no aprendizado da Libras como segunda língua, de forma complementar ao aprendizado, pois apresenta um vocabulário contextualizado, enquadrando-se nas dimensões propostas pelos autores usados para fundamentação. |
Abstract: | This article aims to analyze the TV INES website from the perspective of language learning autonomy, specifically the programs entitled “A vida em Libras” and “Manuário”. We focus on the contributions provided by the website and the possible impacts on learning through this digital technology. The research work of Benson (2011) and Chik (2018) were used as theoretical basis. The methodology used was of a qualitative nature, interpretive and exploratory in nature, based on the description and analysis of topics on the TV INES website, considering Benson's (2011) four dimensions of autonomy: location, formality, pedagogy and locus of control. The results showed that the analyzed TV INES programs with their videos can autonomously help the learner in learning Libras as a second language, in a complementary way to learning, as it presents a contextualized vocabulary, fitting into the dimensions proposed by the authors that underlie the work. |
Asunto: | Língua brasileira de sinais Interlíngua (Aprendizagem de línguas) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.20 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81938 |
Fecha del documento: | 30-dic-2023 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Littera |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem autônoma de Libras como l2 por intermédio de tecnologia virtual analise do site TV INES.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.