Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/81979
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luíza Santana Chavespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074024191812776pt_BR
dc.contributor.referee1Josane Silva Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.referee3Luíza Santana Chavespt_BR
dc.creatorElâine de Freitas Santospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4493331267344168pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T13:45:11Z-
dc.date.available2025-04-30T13:45:11Z-
dc.date.issued2025-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81979-
dc.description.abstractThis work presents a didactic sequence that seeks to encourage reading by students in the 8th year of Elementary School at Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira de Pará de Minas, starting from a literary journey through the school library, often idle and poorly used; using as a guide the book “Once upon a time Don Quixote” (2005) with adaptation by Agustín Sánchez Aguilar of the original work by Miguel de Cervantes and translation by Marina Colasanti, illustrations by Lópes Vigil. The methodology brings a didactic sequence that proposes the use of other school spaces and is based on the principles of Rildo Cosson in “Literary Reading and Literacy Circles” (2014) in which he highlights intertextual and interdiscursive aspects of the quixotic universe and also explores multimodal and multisemiotic aspects evidenced by songs, cartoons, comic strips and films clearly influenced by Don Quixote in order to encourage the reading of literary texts. By analyzing the data in aqualitative way and descriptively presenting the results, this research aims to contribute to the teaching of teachers in the training of proficient and critical readers.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática que busca incentivar a leitura de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira de Pará de Minas, partindo de uma viagem literária pela biblioteca escolar, frequentemente ociosa e mal aproveitada; utilizando como direcionador o livro “Era uma vez Dom Quixote” (2005) com adaptação de Agustín Sánchez Aguilar da obra original de Miguel de Cervantes e tradução de Marina Colasanti, ilustrações de Lópes Vigil. A metodologia traz uma sequência didática que propõe a utilização de outros espaços escolares e se apoia nos princípios de Rildo Cosson em “Círculos de Leitura e Letramento Literários” (2014) em que destaca aspectos intertextuais e interdiscursivos do universo quixotesco e explora aspectos multimodais e multissemióticos evidenciados por músicas, charges, tirinhas e filmes claramente influenciados por Dom Quixote a fim de incentivar a leitura de textos literários. Ao analisar os dados de forma qualitativa e exposição descritiva dos resultados essa pesquisa visa contribuir para a docência de professores na formação de leitores proficientes e críticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectletramento literáriopt_BR
dc.subjectquixotescopt_BR
dc.subjectcírculos de leiturapt_BR
dc.subject.otherSánchez Aguilar, Agustín – Era uma vez Dom Quixotept_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO incentivo à leitura: uma viagem pelo letramento literário com Dom Quixotept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O incentivo à leitura uma viagem pelo letramento literário com Dom Quixote.pdf10.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.