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dc.contributor.advisor1Marcus Vinícius Melo de Andradept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7574097294884590pt_BR
dc.contributor.referee1Marcus Vinícius Melo de Andradept_BR
dc.contributor.referee2Eliane Viana Mancuzopt_BR
dc.contributor.referee3Tereza Cristina de Abreu Ferreirapt_BR
dc.creatorEduardo dos Santos Juniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500273961994359pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T19:12:19Z-
dc.date.available2025-04-30T19:12:19Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/81992-
dc.description.abstractThe study, considering the growing importance of computed tomography inside the university hospitals, was made with the intention to apply the Lean methodology to identify opportunities for optimize the flow of inpatients and outpatients. It researched the possibility to improve the tomography service by adopting the stractegies, concepts and techniques to analyse the flow of patients, broaden the understanding about processes, establish systemic view of the service and planning focused on the patient, in order to the quality and greater resolution. The main research methodology was the exploratory and descriptive case studies, where data collection took place through observation, interactions and document analyse, aiming to extract information. The extraction occurred in four phases in an orderly manner by Deming Cycle: Plan, Do, Check e Action method. After had built the value stream map to create the flow of the external patient, errors and points of retaining were identified, and they was faced as oportunities of improvement. So, changes in procedure were propose by the researcher, such as the creation of the service desk; reduction of absenteeism with the inclusion of one more patient per day; opening of the agenda on Saturdays and Sundays, delivery of the ICF at the time of scheduling, use the 4-channel CT scanner and organize the distribution of reports to physicians. For the hospitalized patient, there were several points that showed possibilities for improvements, such as scheduling via the system, reducing absenteeism with the inclusion of one more patient per day, starting the schedule with an external patient, calling patients from the emergency room because they arrive faster, distributing the nursing team in two to use the 4-channel machine more and relocating more doctors to the report. Considering the time scheduling, waiting, getting around, examing, in projection, the proposed changes can bring a time saving from the current flow and eliminate of waste, highlighting the reduce the waiting time. The results of this study leads us to conclude that Lean methodology, created at the automotive industry, is applicable to the hospital administration, arena where it is able to promote gains in the efficiency of the processes, include in the tomography sector, and may contribute to reduce the waiting for treatment.pt_BR
dc.description.resumoO estudo, considerando a crescente importância da tomografia computadorizada no âmbito de hospitais universitários, foi produzido com o objetivo de aplicar a metodologia Lean para identificar oportunidades de otimização do fluxo dos pacientes internados e externos. Investigou-se a possibilidade de aprimoramento do serviço de tomografia com adoção estratégias, conceitos e técnicas Lean Healthcare para analisar o fluxo dos pacientes, ampliar compreensão sobre processos, estabelecer visão sistêmica do serviço e elaborar planejamento com foco no cliente, com vistas à qualidade do atendimento e à maior resolutividade. A principal metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório e descritivo, no qual se coletaram dados por meios de observações, interações e análise de documentos, visando à extração das informações. A coleta ocorreu em quatro fases, de forma ordenada, pelo Ciclo de Deming: Plan, Do, Check e Action. Após a construção do “mapa de fluxo de valor” para compreender a movimentação do paciente externo, identificaram-se falha e pontos de gargalhos, que foram encarados como oportunidades de melhoria. Assim, formularam-se propostas de mudanças nos procedimento, como: criação do guichê de atendimento; redução do absenteísmo com acréscimo de um paciente por dia na agenda; abertura da agenda aos sábados e domingos; entrega do termo de consentimento livre e esclarecido no momento do agendamento; utilização do tomógrafo 4 canais; e reestruturação da rotina de confecção de laudos pelos médicos. Para o paciente internado, vários pontos mostraram-se também passíveis de melhoria, como agendamento via sistema; redução do absenteísmo com a inclusão de mais um paciente ao dia; início da agenda com paciente externo, chamada de pacientes da unidade de urgência e emergência, dada a agilidade com que se apresentam; desmembramento da equipe de enfermagem em duas, para possibilitar o uso concomitante das duas máquinas; e realocação de mais médicos para laudo. Computados os tempos de marcação, espera, deslocamento e exame, em projeção, as mudanças propostas propiciam significativa economia de tempo do fluxo e eliminação de desperdício, com destaque para a redução tempo de atendimento. Os resultados do estudo conduzem à conclusão de que a metodologia Lean, criada no âmbito da produção automobilística, é aplicável à administração hospitalar, área de atuação em que se mostra apta a promover ganhos na eficiência dos processos, inclusive no setor de tomografia, contribuindo para diminuição significativa do tempo de espera.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adultopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectTomografiapt_BR
dc.subjectLean Healthcarept_BR
dc.subjectMapa do fluxo de valorpt_BR
dc.subjectTempo de esperapt_BR
dc.subject.otherTomografiapt_BR
dc.subject.otherPacientespt_BR
dc.subject.otherGestão da Qualidade Totalpt_BR
dc.subject.otherAdministração Hospitalarpt_BR
dc.subject.otherEquipamentos e provisõespt_BR
dc.subject.otherAbsenteísmopt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleAplicação de conceitos de lean para aperfeiçoar o fluxo dos pacientes internados e externos no setor de tomografia computadorizada em um hospital universitáriopt_BR
dc.title.alternativeApplication of lean concepts to improve the flow of inpatients and outpatients in the computed tomography sector of a university hospitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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