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http://hdl.handle.net/1843/82260
Tipo: | Dissertação |
Título: | Prática de Mindfulness como ferramenta para a melhora da qualidade de vida de educadores infantis e suas consequências para os alunos |
Autor(es): | Roberto Guimarães Rolla |
primer Tutor: | Sérgio Veloso Brant Pinheiro |
primer Co-tutor: | Débora Marques de Miranda |
Resumen: | Introdução: Nos últimos 50 anos, um número cada vez maior de crianças tem sido colocado em creches e pré-escolas desde a mais tenra idade, aumentando o papel dos professores no desenvolvimento infantil. No entanto, esses profissionais geralmente apresentam altos níveis de estresse e ansiedade, o que pode afetar seu desempenho e bem-estar. As práticas de Mindfulness têm se mostrado promissoras como ferramentas para melhorar a saúde mental em várias populações. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos de Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar de professores. Realizar um estudo clínico randomizado, avaliando a eficácia de uma Intervenção Baseada em Mindfulness na redução do estresse e na melhoria da qualidade de vida entre 102 professores de creches em Belo Horizonte, Brasil. Métodos: As estratégias de pesquisa sistemática foram conduzidas de acordo com o protocolo PRISMA, usando os descritores apropriados nos bancos de dados Medline, Cochrane, Scopus e ERIC. A avaliação da qualidade foi realizada usando a ferramenta ROB2. Já o estudo foi projetado como um estudo paralelo (randomizado, prospectivo, longitudinal), aberto e de centro único. Os participantes foram randomizados em um grupo de intervenção e um grupo de controle com lista de espera. No segundo semestre de 2023, o grupo de intervenção participou de uma IBM on-line de 10 semanas com o objetivo de melhorar os níveis de estresse, a qualidade de vida e as práticas diárias de atenção plena. Resultados: O estudo de meta-análise mostrou uma redução estatisticamente significativa do estresse e do esgotamento nos professores que participaram da MBI em comparação com o grupo de controle. Com relação ao estudo, embora a maioria dos participantes tenha reconhecido a relevância do curso para suas funções profissionais, a adesão foi baixa, com apenas 5,9% do grupo de intervenção concluindo o programa. As principais barreiras à participação incluíram restrições de tempo, responsabilidades familiares e dificuldades de acesso à plataforma on-line. Conclusão: Com relação ao ensaio clínico randomizado, para que futuros trabalhos semelhantes na área de educação sejam mais difundidos é fundamental que as creches parceiras se envolvam mais, permitindo um tempo exclusivo para o professor se dedicar ao curso durante o horário de trabalho.Além disso, ao escolher um curso on-line, é importante avaliar o preparo desses profissionais em relação ao uso de ferramentas tecnológicas. |
Abstract: | Introduction: Over the last 50 years, increasing numbers of children have been placed in nurseries and preschools from an early age, enhancing the role of teachers in child development. However, these professionals often experience high levels of stress and anxiety, which can impact their performance and well-being. Mindfulness practices have shown promise as tools to improve mental health in various populations. Objective: To carry out a systematic review on the effects of Mindfulness-Based Interventions (MBIs) on the well-being of teachers. To conduct a randomized clinical trial evaluating the effectiveness of a Mindfulness-Based Intervention in reducing stress and improving quality of life among 102 daycare teachers in Belo Horizonte, Brazil. Methods: The systematic search strategies were conducted according to the PRISMA protocol, using the appropriate descriptors in the Medline, Cochrane, Scopus and ERIC databases. Quality assessment was carried out using the ROB2 tool. The study was designed as a parallel (randomized, prospective, longitudinal), open-label, single-center study. Participants were randomized into an intervention group and a waitlist control group. In the second half of 2023, the intervention group participated in a 10-week online MBI aimed at improving stress levels, quality of life, and daily mindfulness practices. Results: The metaanalysis study showed a statistically significant reduction in stress and burnout in the teachers who took part in the MBI compared to the control group. Regarding the study, although the majority of participants recognized the relevance of the course to their professional roles, adherence was low, with only 5.8% of the intervention group completing the program. The primary barriers to participation included time constraints, family responsibilities, and difficulties accessing the online platform. Conclusion: For future similar work in the field of education to be more relevant and conclusive, it is essential that the partner nurseries become more involved, allowing exclusive time for the teacher to dedicate to the course during working hours. In addition, when choosing an online course, it is important to assess the preparation of these professionals in relation to the use of technological tools. |
Asunto: | Atenção Plena Docentes Saúde Mental Criança Creches |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | SAT - SERVIÇO DE ATENDIMENTO A SAÚDE DO TRABALHADOR |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/82260 |
Fecha del documento: | 17-ene-2025 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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