Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82378
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Elidéa Lúcia Almeida Bernardinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229275265887767pt_BR
dc.contributor.referee1Michelle Andrea Murtapt_BR
dc.contributor.referee2Giselli Mara da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Karina Fidelis Filgueiraspt_BR
dc.creatorStefanie Veríssimo Bastospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5087243953594002pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T16:01:56Z-
dc.date.available2025-05-20T16:01:56Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82378-
dc.description.abstractIt is indisputable the fact that learning a language brings many benefits to the learner. Spoken and sign languages can bring different benefits, precisely because they are different language modalities. With that in mind, the present work aims to investigate the importance and effects of hearing children within the autistic spectrum learning sign language, since they are very visual, and many have difficulty in acquiring spoken language. The use of sign language is also an attempt to help in the subsequent acquisition of the mother tongue (oral), that is, the main purpose is to allow a better development in language that automatically increases access to social environments, generates independence, linguistic and cognitive development. The research was based on the scarce but already existing bibliographic repertoire of the area. The main references are Quadros and Pizzio (2011), regarding the process of acquisition of sign language by hearing children, and the case studies of Sales and Antonio (2014) and Scheuermann and Webber (2001) regarding the teaching of sign language for non-verbal autistic people. In addition, part of the methodology of this research was the application of forms and an experience in a case study. With this, it can be concluded that there are positive results, but there is still more to study on the subject since the analysis group is very small and autistic people are an extremely heterogeneous group of learners.pt_BR
dc.description.resumoÉ indiscutível o fato de que o aprendizado de uma língua traz diversos benefícios para o aprendiz. Línguas orais e gestuais podem trazer benefícios diferentes, justamente por serem modalidades distintas de língua. Pensando nisso, o presente trabalho objetiva-se investigar a importância e os efeitos do aprendizado de língua de sinais por ouvintes dentro do espectro autista, uma vez que eles são muito visuais e muitos apresentam dificuldade na aquisição da língua oral. O uso da língua gestual é também na tentativa de auxiliar na posterior aquisição da língua materna (oral), ou seja, a principal finalidade é permitir um melhor desenvolvimento na linguagem que, automaticamente, aumenta o acesso a ambientes sociais, gera independência e desenvolvimento cognitivo e linguístico. A pesquisa foi baseada no repertório bibliográfico escasso, mas já existente da área. Os principais referenciais são Quadros e Pizzio (2011), no que tange ao processo de aquisição da língua de sinais por pessoas ouvintes, e os estudos de caso de Sales e Antonio (2014) e Scheuermann e Webber (2001) em relação ao ensino de língua de sinais para autistas não verbais. Além disso, parte da metodologia desta pesquisa foi a aplicação de formulários e experiência com estudo de caso. Com isso, pode-se concluir que há resultados positivos, mas ainda há que se estudar mais sobre a temática uma vez que o grupo de análise é muito pequeno e os autistas são um grupo extremamente heterogêneo de aprendizes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectAquisição de línguapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.otherAquisição de segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherSurdos – Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.titleO ensino da libras e seus efeitos na comunicação com ouvintes autistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertaçao stefanie verissimo versao final pdf.pdfArquivo dissertação3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons