Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82386
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rita de Cássia Lucena Vellosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851174293226009pt_BR
dc.contributor.referee1Celina Borges Lemospt_BR
dc.contributor.referee2Otávio Leonidiopt_BR
dc.contributor.referee3Paola Berenstein Jacquespt_BR
dc.creatorRaquel Drummond de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6489000815245806pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T18:03:08Z-
dc.date.available2025-05-20T18:03:08Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82386-
dc.description.abstractThis dissertation investigates possibilities of using montage as a method of questioning and re-signifying architecture, particularly the relationship between the construction of space and the production of culture. The research is based on the understanding of both, montage and architecture, as forms of knowledge and formal procedures. This duality, inherent to both the method and the means of study, is the basis for the dialogue established between history and the work. To look at architecture and apprehend culture, is the proposed challenge. To this end, two cultural centers - Palais de Tokyo in Paris and Kunsthal in Rotterdam - are approached as collective facilities that serve as paradigms for understanding the. urban vis-à-vis culture in contemporary times. In the first part of the work, are defined parameters for understanding montage, a term that can have multiple meanings and applications. In the second and third parts, the proposed method is tested in the study of the chosen examples, using techniques such as comparison and analogy. The argument is built both through text and images, in a procedure of zooming in and out between the building, in its particularities, and the complex web of events that permeate it. The reason for such effort is elaborating points of intersection between past historical accounts - literary, photographic, etc. - and the physical spatial presence of the work, as a critical strategy for des-montage and re-montage architecture and its social meanings.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga possibilidades de uso da montagem como método de questionamento e ressignificação da arquitetura, sobretudo da relação entre a construção do espaço e a produção da cultura. A pesquisa é fundamentada no entendimento de ambas, montagem e arquitetura, como forma de conhecimento e procedimento formal. Essa dualidade, inerente tanto ao método quanto ao meio de estudo, é a base do diálogo estabelecido entre a história e a obra. Olhar para a arquitetura e apreender a cultura é o desafio proposto. Para tal, dois centros culturais – Palais de Tokyo em Paris e Kunsthal em Roterdã – são abordados como equipamentos coletivos que servem de paradigma para o entendimento do urbano vis-à-vis a cultura na contemporaneidade. Na primeira parte do trabalho são definidos parâmetros de entendimento da montagem, um termo que pode ter múltiplos significados e aplicações. Na segunda e terceira partes, o método proposto é experimentado no estudo dos exemplos escolhidos, por meio de técnicas como comparação e analogia. O argumento é construído tanto pelo texto quanto pelas imagens, em um procedimento de aproximação e distanciamento entre edifício, em suas particularidades, e a complexa trama de eventos que o permeiam. O objetivo de tal esforço é elaborar pontos de interseção entre os relatos passados históricos – literários, fotográficos etc. – e a presença física espacial da obra, como estratégia crítica de montagem e remontagem da arquitetura e seus significados sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - DEPARTAMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA E HISTÓRICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subject.otherMétodo de conhecimentopt_BR
dc.subject.otherProcedimento formalpt_BR
dc.titleArquitetura e montagem: O centro cultural, entre a construção do espaço e a produção da culturapt_BR
dc.title.alternativeArchitecture and montage: The cultural centre, between the construction of space and the production of culturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
250516_RD_Arquitetura e Montagem.pdf4.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.