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http://hdl.handle.net/1843/82788
Tipo: | Dissertação |
Título: | Prontidão escolar em pré-escolares brasileiros: adaptação do I-BRE-PRE, relação com funções executivas e variáveis socioeconômicas |
Autor(es): | Victoria Augusto Guinle |
primer Tutor: | Rochele Paz Fonseca |
primer miembro del tribunal : | Mônica Carolina Miranda |
Segundo miembro del tribunal: | Luciana Mendonça Alves |
Resumen: | A prontidão escolar (PE) refere-se a um conjunto de habilidades aprimoradas ao longo da educação infantil (EI) que possibilita a adaptação e aprendizagem mediante a entrada ao ensino formal, estando essas intimamente relacionadas às funções executivas (FE). Enquanto alvo de investigação este constructo permanece subinvestigado nacionalmente em pesquisas com pré-escolares, apesar de sua importância para o monitoramento de cumprimento de metas de aprendizagem, e mapeamento precoce de potenciais sinais de alerta para atrasos do desenvolvimento. A presente dissertação divide-se em dois estudos de delineamento descritivo, transversal e multicêntricos: um destinado a adaptação e investigação psicométrica do Índice Breve de Prontidão Escolar (I-Bre- PE), uma escala de avaliação da PE sob a ótica docente, e outro destinado a investigação dos indicadores de PE em criança de diferentes níveis socioeconômicos (NSE), e suas relações com as FE no cotidiano diário. Após a finalização de sua adaptação transcultural, foram obtidas no primeiro estudo evidências de validade de conteúdo e constructo da versão adaptada ao Brasil do instrumento original, que se mostrou comparável a versão original em inglês. O segundo estudo envolveu o preenchimento do I-Bre-PE por professores de EI de N=83 crianças de 3 a 6 anos matriculadas em pré-escolas (69,1% públicas) do Sul e Sudeste Brasileiro. Os achados revelaram associações não-paramétricas significativas, porém fracas, entre os indicadores de PE e FE das crianças, e diferenças significativas entre os grupos por NSE foram encontradas quanto aos índices de Linguagem e Cognição e Suporte Familiar (p<0,05). Os achados contribuem para a literatura escassa de PE no Brasil, e contribui para a disponibilização de uma medida gratuita de fácil uso e acesso da PE por professores de EI no contexto escolar. As implicações dos achados obtidos são devidamente discutidas, e limitações metodológicas apresentadas. |
Abstract: | School readiness (SR) refers to a set of skills developed throughout early childhood education (ECE) that promotes school adaptation and learning upon the child’s school entry, and these skills are closely linked to executive functions (EF). This construct remains under investigated in Brazil in the field of early childhood research, despite its importance for monitoring learning goals and early mapping of potential developmental delay signs. This dissertation is divided into two descriptive, cross-sectional, multicenter studies: one aimed at adapting and investigating the psychometric properties of the ‘Índice Breve de Prontidão Escolar’ (I-Bre-PE), a SR questionnaire filled by teachers, and the other aimed at investigating SR indicators in children from different socioeconomic levels (SEL), and their relationships with daily EF. After the completion of its cross-cultural adaptation, the first study obtained evidence of content and construct validity of the Brazilian-adapted version of the original instrument, which proved to be comparable to the original English version. The second study involved the completion of the I-Bre-PE by ECE teachers of N=83 children 3 to 6 years of age enrolled in preschools (69.1% public schools) in the South and Southeast regions of Brazil. Findings revealed significant yet weak non-parametric associations between the children's daily EF and SR indicators, and significant differences between SEL groups were found regarding the Language and Cognition and Family Support indexes (p<0.05). Both findings contribute to the scarce literature on SR in Brazil, and contributes to the availability of a free, accessible and feasible SR assessment tool for ECE teachers. The implications of the findings are duly discussed, and the methodological limitations are presented. Keywords: learning; child development; neuropsychology; school readiness; executive functions. |
Asunto: | Aprendizagem Desenvolvimento Infantil Neuropsicologia Aptidão Dissertação Acadêmica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/82788 |
Fecha del documento: | 24-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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