Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/82844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hércules Ribeiro Leitept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677588544640194pt_BR
dc.contributor.advisor2Amanda Cristina Fernandespt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3032339185888678pt_BR
dc.creatorLuiza Gabriela Guido de Limapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-06T14:13:01Z-
dc.date.available2025-06-06T14:13:01Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82844-
dc.description.abstractASD is a developmental disorder affecting social interaction, communication, and behavior from childhood, often associated with sensory-motor deficits. Early identification and targeted interventions are crucial to mitigate the effects of ASD and promote better quality of life. Studies indicate that programs such as physical exercises and visual-postural training can be effective in improving motor skills in children with ASD. Understanding the impact of these interventions on neurophysiological changes is essential to optimize treatment and foster healthy development. This study reviewed recent literature to analyze interventions aimed at improving neurophysiological alterations in children with ASD, aged 6 to 12 years. Bibliographic searches were conducted in virtual libraries and relevant databases such as LILACS, SciELO, PubMed, and Scopus. Inclusion criteria encompassed publications between 2013 and 2023, ASD diagnosis, specific age, and randomized controlled trials (RCTs). Exclusion criteria included duplicate articles, systematic reviews, abstracts, and others that did not meet the established criteria. Based on the reviewed studies, specific interventions such as exercise programs, visual-postural training, and physical activities showed significant benefits for children with ASD in areas such as balance, postural stability, and motor skills. The use of visual stimuli also proved effective in improving motor performance. However, results vary regarding the impact of different types of interventions, such as motivation programs, exergames, and specific activities like Taekwondo. While some studies report significant improvements, others indicate that certain interventions may not affect other areas, such as reaction time. Further research with larger samples and robust designs is needed to scientifically validate these intervention programs and explore their effects on other cognitive and functional areas.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou uma variedade de intervenções para melhorar o equilíbrio e as habilidades motoras em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base em uma revisão da literatura recente, o objetivo foi investigar a eficácia de diferentes programas de exercícios, treinamento visual-postural e atividades físicas, bem como o impacto de estímulos visuais e estratégias de motivação. A metodologia incluiu a análise e interpretação de resultados de vários artigos científicos, com busca bibliográfica em bases de dados relevantes, como PubMed e Scopus. Os resultados indicaram que programas específicos, como exercícios e treinamento visual-postural, mostraram melhorias significativas no equilíbrio e estabilidade postural, apoiando a inclusão de estímulos visuais. No entanto, opiniões divergiram sobre o efeito de estratégias de motivação e o impacto dos exergames no tempo de reação. Além disso, a importância de considerar os sistemas vestibular e proprioceptivo foi ressaltada, juntamente com a necessidade de abordagens terapêuticas individualizadas. Em conclusão, os estudos destacam a necessidade de mais pesquisas para validar cientificamente os programas de intervenção e explorar seus efeitos em diversas áreas cognitivas e funcionais, visando melhorar a qualidade de vida e a saúde física das crianças com TEA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.subjectManifestações neurológicaspt_BR
dc.subjectTranstornos de habilidades motoras. pt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherExercícios terapêuticospt_BR
dc.subject.otherEquilíbriopt_BR
dc.subject.otherCapacidade motora nas criançaspt_BR
dc.titleIntervenções não invasivas para alterações neurofisiológicas em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeNon-invasive interventions for neurophysiological alterations in children with autism spectrum disorder: A literature reviewpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZA G.GUIDO DE LIMA -TCC.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons