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dc.contributor.advisor1Luiz Antônio dos Prazerespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840148993317983pt_BR
dc.contributor.referee1Ivanete Bernardino Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Joelma Rezende Xavierpt_BR
dc.creatorMARCOS ANTONIO DA SILVApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3586584325209240pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T13:27:16Z-
dc.date.available2025-06-09T13:27:16Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/82866-
dc.description.abstractThis study investigated how a didactic sequence of teaching oral skills in Portuguese, through podcasts, contributed to improving students' oral expression. The study was developed with a group of 12 students in the 9th grade of Elementary School II, from a rural community in the city of Pará de Minas, Minas Gerais. These students had little sense of belonging to the community, since few live near the school and the vast majority live on distant farms and ranches; which also leads to few opportunities to create a worldview that extends beyond their homes. Although the oral skills axis is included in the Common National Curricular Base - BNCC for the final years of elementary school, it is still an axis that, according to some authors, is little worked on in schools, being marked by silencing and undervaluing in the school environment in relation to writing. Thus, the work sought to approach oral skills, offering an alternative of activities to fill a gap in Portuguese language classes. The work was carried out based on action research with a qualitative approach and a didactic sequence on the podcast genre. The objective was to use the podcast to develop aspects related to the students' oral skills, such as intonation appropriate to the communicative situation, diction, spontaneity and elocution. The results demonstrated that the production of podcasts on the history of the community and the use of textual genres used for their production promoted significant improvements in the oral expression of the students participating in the research in the discursive, textual, acoustic and even kinesic aspects, which were not initially foreseen. It added a sense of belonging and contributed to the reduction of silencing among students. The research reinforces the need to work with the oral modality related to writing, valuing the use of students' everyday language, according to BNCC guidelines and points to the podcast as an effective instrument to assist in this process.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou como uma sequência didática de ensino de oralidade em Língua Portuguesa, por meio de podcasts, contribuiu para a melhoria da expressão oral dos estudantes. O estudo foi desenvolvido com um grupo de 12 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma comunidade rural na cidade de Pará de Minas, Minas Gerais. Esses alunos possuíam pouco sentimento de pertencimento à comunidade, uma vez que poucos moram nas imediações da escola e a grande maioria mora em fazendas e sítios distantes; o que também acarreta poucas oportunidades de criação de uma visão de mundo que se estenda além de suas moradias. Apesar de o eixo oralidade estar previsto na Base Nacional Curricular Comum - BNCC dos anos finais do ensino fundamental, ainda é um eixo, que, segundo alguns autores, é pouco trabalhado nas escolas, sendo marcado pelo silenciamento e desvalorizado no meio escolar em relação à escrita. Assim, o trabalho buscou uma abordagem da oralidade, oferecendo uma alternativa de atividades para preencher uma lacuna nas aulas de Língua Portuguesa. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa-ação numa abordagem qualitativa e uma sequência didática sobre o gênero podcast. O objetivo foi utilizar o podcast para desenvolver aspectos ligados à oralidade dos estudantes, como a entoação adequada à situação comunicativa, a dicção, a espontaneidade e a elocução. Os resultados demonstraram que a produção de podcasts sobre a história da comunidade e a utilização de gêneros textuais para a sua produção promoveram melhorias significativas na expressão oral dos estudantes participantes da pesquisa, nos aspectos discursivos, textuais, acústicos e até cinésicos, que não estavam previstos inicialmente. Agregou um sentimento de pertencimento e contribuiu para a diminuição do silenciamento dos estudantes. A pesquisa reforça a necessidade do trabalho com a modalidade oral relacionada à escrita, valorizando o uso da linguagem cotidiana dos estudantes, conforme orientações da BNCC e aponta o podcast como um instrumento eficaz para auxiliar nesse processo, bem como a valorização do universo circundante aos estudantes como elemento que cria sentimentos de pertencimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.titleOralidade na prática: uma possibilidade de multiletramentos por meio de podcastspt_BR
dc.title.alternativeOrality in practice: a possibility of multiliteracies through podcastpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



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