Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/82870
Tipo: Dissertação
Título: Artista, gráfica, editora: o jogo de papéis enquanto prática artística
Autor(es): Clarice Gontijo Lacerda
primer Tutor: Amir Brito Cadôr
primer miembro del tribunal : Brígida Moura Campbell Paes
Segundo miembro del tribunal: Maria Carolina Junqueira Fenati
Resumen: Esta dissertação propõe uma investigação teórico-prática, de caráter ensaístico, que, para tratar da complexidade da produção contemporânea em Artes Gráficas, estabelece uma dinâmica chamada jogo de papéis. Tal proposição parte de uma leitura polivalente da prática artística contemporânea, que desdobra a definição de artista-etc criada por Ricardo Basbaum, para tratar das especificidades da atuação de artistas visuais e gráficos que, por vezes, assumem também o papel de artistas-editores. O jogo é tratado a partir de uma leitura do Homo Ludens (1938) de Johan Huizinga, que o compreende como um elemento próprio da cultura e enquanto “função significante”. O jogo de papéis é aquele que se dá pelo entrelaçamento articulado de funções próprias dos universos da arte, da gráfica e da edição. Como forma de demonstrar como tal dinâmica pode se estabelecer, a dissertação conta com três ensaios iniciais dedicados a discutir aspectos da formação da artista-pesquisadora autora da pesquisa — presentes em Formação e paixão —, que discorrem sobre uma metodologia de trabalho e pesquisa que combina teoria e prática — apresentada em Conhecer pela prática — e que contempla uma breve reflexão teórica — também nomeada de Jogo de papéis — que discorre sobre sua formulação. Tomo como exemplos recortes de trajetórias de outros artistas: Gabi Bresola, Traplev e Ulisses Carrión. Uma proposta de Trajetória editada é apresentada na sequência dos textos iniciais. Ela é composta por uma seleção de doze projetos desenvolvidos pela artista e autora da pesquisa em diversas colaborações com outros artistas durante sua atuação na campanha – ateliê gráfico editorial. Desenvolvidos no período entre a conclusão de sua Graduação em Artes Visuais, em 2012, e a conclusão de seu Mestrado em Artes Visuais, em 2024, os projetos da Trajetória editada são apresentados por textos escritos em primeira pessoa, uma série de narrativas que partem da noção de “experiências comunicáveis” de Walter Benjamin. Os textos foram combinados a um conjunto de imagens que representam em escala real os projetos que relacionam arte, gráfica e edição: Estado do real (2013), Ater-se à terra (2015), Sugestão de coleta para dias de sol (2015), Cru e transitório (2016), Rua (2016), perfura – ateliê de performance (2016/2017), Ocupação por projeto (2017), Trópico (2017), A Criatura (2018), A casa é o corpo (2022), Os Dentros (2022) e a coleção cadernos, livros, que compreende cadernos, livros #1 e #2 (2021) e cadernos, livros #3, iniciada em 2024 e ainda em processo. A edição, o projeto e a produção gráfica do volume da dissertação realizados pela autora foram desenvolvidos de modo a configurar um aspecto relevante da pesquisa, numa abordagem metalinguística para o jogo de papéis.
Abstract: This dissertation proposes a theoretical-practical investigation, essayistic in nature, which, to address the complexity of contemporary production in Graphic Arts, establishes a dynamic referred to as a jogo de papéis (role-playing game). This proposition stems from a polyvalent interpretation of contemporary artistic practice, unfolding the definition of “artist-etc” created by Ricardo Basbaum to address the specificities of the roles of visual and graphic artists who, at times, also take on the role of artist-editors. The concept of game is approached through a reading of Johan Huizinga’s Homo Ludens (1938), which understands it as an inherent element of culture and a “significant function.” The jogo de papéis (role-playing game) is articulated through the interwoven functions of the realms of art, graphics, and publishing. To demonstrate how such a dynamic can be established, the dissertation includes three initial essays dedicated to discussing aspects of the formation of the artist-researcher author of the study — presented in Formação e Paixão — which elaborate on work and research methodology that combines theory and practice — outlined in Conhecer pela Prática — and offers a brief theoretical discussion — also named Jogo de Papéis (role-playing game) — that discusses its formulation, drawing on selected trajectories of other artists: Gabi Bresola, Traplev, and Ulisses Carrión. A proposal for a Trajetória editada (Edited Trajectory) is presented following the initial texts. It consists of a selection of twelve projects developed by the artist and author in collaboration with other artists during her work at campanha — a graphic-editorial studio. Developed between the completion of her Bachelor’s degree in Visual Arts in 2012 and her Master’s in Visual Arts in 2024, the projects of the Trajetória editada (Edited Trajectory) are presented through first-person narratives, a series of stories based on Walter Benjamin’s notion of “communicable experiences.” The texts are combined with a set of images representing the projects that relate to art, graphics, and publishing at actual scale: Estado do real (2013), Ater-se à terra (2015), Sugestão de coleta para dias de sol (2015), Cru e transitório (2016), Rua (2016), perfura – ateliê de performance (2016/2017), Ocupação por projeto (2017), Trópico (2017), A Criatura (2018), A casa é o corpo (2022), Os Dentros (2022), and the collection cadernos, livros, which includes cadernos, livros #1 and #2 (2021) and cadernos, livros #3, initiated in 2024 and still in progress. The editing, design, and graphic production of the dissertation volume, created by the author, were developed to constitute a significant aspect of the research, adopting a metalinguistic approach to the jogo de papéis (role-playing game).
Asunto: Artes gráficas
Criação (Literária, artística, etc.)
Editores e edição
Arte e literatura
Artistas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/82870
Fecha del documento: 30-ago-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Jogo_de_papeis_CLARICE_LACERDA_2024_FINAL_BIBLIOTECA.pdf35.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons