Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83009
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Élder Antônio Sousa e Paivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399257911324757pt_BR
dc.creatorVânia de Fátima Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2589170392680862pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T18:45:47Z-
dc.date.available2025-06-17T18:45:47Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83009-
dc.description.abstractThe teaching of Botany is currently seen as boring and out of context by students. Allied to this factor, there is a reduced workload available to teach the subject in high school, as well as precarious physical structures of schools. In this context, the present research addresses the development of a didactic sequence in Botany with the objective of providing students with the understanding of the vegetative and reproductive structures of angiosperms. Thus, it is proposed to carry out an investigative activity through the use of dichotomous keys, aiming at the identification of botanical families or species, through morphological characters of floral and vegetative organs, based on the following questions: Why is it important to identify a plant species? How can morphology be used in plant recognition? The final product will consist of the elaboration of a didactic sequence for educators and students containing the scripts, an illustrated glossary and a dichotomous key for nine families of angiosperms. Our perspective is that with the proposed activities, the investigative practical classes can be significant in the teaching-learning of Botany. This work also presents the process of construction of the didactic sequence, justifying the steps involved in its elaboration.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Botânica, atualmente, é visto como entediante e fora do contexto por parte dos alunos. Aliado a esse fator, observa-se reduzida carga horária disponível para ministrar o assunto no Ensino Médio, bem como estruturas físicas precárias das escolas. Diante desse contexto, a presente pesquisa aborda o desenvolvimento de uma sequência didática em Botânica com o objetivo de proporcionar aos alunos o entendimento das estruturas vegetativas e reprodutivas das angiospermas. Desse modo, propõe-se a realização de uma atividade investigativa através da utilização de chaves dicotômicas, objetivando a identificação de famílias ou espécies botânicas, por meio de caracteres morfológicos de órgãos florais e vegetativos, partindo dos seguintes questionamentos: Por que é importante identificar uma espécie vegetal? Como a morfologia pode ser empregada no reconhecimento das plantas? O produto final consistirá na elaboração de uma sequência didática para educadores e alunos contendo os roteiros, um glossário ilustrado e uma chave dicotômica para nove famílias de angiospermas. A nossa perspectiva é de que com as atividades propostas, as aulas práticas investigativas possam ser significativas no ensino-aprendizagem de Botânica. O presente trabalho, também traz o processo de construção da sequência didática, justificando as etapas envolvidas em sua elaboração.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividadept_BR
dc.subjectInvestigativapt_BR
dc.subjectChavept_BR
dc.subjectDicotômicapt_BR
dc.subjectEnsino dept_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectVegetalpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherBotânicapt_BR
dc.subject.otherMorfologia vegetalpt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.titleUma abordagem sobre botânica para o ensino médio através da identificação de plantas utilizando uma chave dicotômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCM-VÂNIA DE FÁTIMA RODRIGUES - PROFBIO.pdf8.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.