Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83016
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261355165283379pt_BR
dc.creatorDenis Duarte do Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828384052585668pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T22:22:13Z-
dc.date.available2025-06-17T22:22:13Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83016-
dc.description.abstractInformation technologies gain more and more space in our society, enabling communication, entertainment, production of knowledge and interaction between people (social networks, videos, games, etc.). Starting from the premise that we live in a sonic and imaginary world, we see how sounds and images are materialities that are scattered everywhere, in this way, this research seeks to take the alternative cinema to the classroom and through the language of this cinema working the central categories of geography with the students. Our proposal is that, starting from this approximation between cinema and geography, they produce short films that approach geographic concepts, making their own experiments, with the equipment that they have more access, which is the cell phone, since to work this technology in a didactic way is different, it means creating and giving new opportunities for learning. Being a professional master's degree, we developed a blog as an educational product, where the teachers of geography will find an online environment, free of charge, with films that cross the geographic categories worked in the room. Our interest is that this cinema can join geography to a relation not based on the use of the film as a resource, but as a sensitive power for the exercise of looking at the geographic space and thinking about the political, social, economic and cultural aspects in the different approaches of each film, as well as the discussions provided by each meeting, establishing a relationship of exchange, where there is transformation of looks and pedagogical reflections.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias de informação ganham cada vez mais espaço em nossa sociedade, possibilitando comunicação, entretenimento, produção de conhecimento e interação entre pessoas (redes sociais, vídeos, jogos, etc.). Partindo da premissa que vivemos em um mundo sonoro e imagético, verificamos como os sons e as imagens são materialidades que estão espalhadas por toda a parte, desta forma, esta pesquisa busca levar o cinema alternativo para a sala de aula e através da linguagem deste cinema trabalhar as categorias centrais da geografia junto aos estudantes. Nossa proposta é de que, a partir desta aproximação entre cinema e geografia, eles produzam curtas metragens que abordem conceitos geográficos, fazendo suas próprias experimentações, com o equipamento que mais eles têm acesso, que é o celular, pois trabalhar esta tecnologia de forma didática é diferente, significa criar e oportunizar novos espaços de aprendizagem. Por tratar-se de um mestrado profissional, desenvolvemos um blog como produto educacional, onde os professores de geografia encontrarão um ambiente online, gratuito, com filmes que perpassam as categorias geográficas trabalhadas em sala. Nosso interesse é que este cinema possa se unir à geografia para uma relação não pautada na utilização do filme como recurso, mas como potência sensível para o exercício do olhar para o espaço geográfico e pensar os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais nas diferentes abordagens de cada filme, bem como as discussões propiciadas por cada encontro, estabelecendo uma relação de troca, onde haja transformação de olhares e reflexões pedagógicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOlharespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeografia - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherCurta-metragempt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionapt_BR
dc.subject.otherTelefone celular - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.titleA geografia dos olhares: paisagens do cinema menorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf755.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.