Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/83401
Tipo: Monografia (especialização)
Título: English for all: practical approaches to teaching in Brazilian public schools
Título(s) alternativo(s): Inglês para todos: abordagens práticas para o ensino em escolas públicas brasileiras
Autor(es): Marina Zerlotini de Lucas
Primeiro Orientador: Valdeni da Silva Reis
Primeiro membro da banca : Climene Fernandes Brito Arruda
Segundo membro da banca: Nara Nília Marques Nogueira
Resumo: This academic work focuses on the development and implementation of two didactic units for English language classes in the 8th and 9th grades of Ensino Fundamental II in public schools in Barbacena, Minas Gerais. The object of the research is the creation of pedagogical materials that address specific challenges faced by students, such as low self-esteem and intercultural misunderstandings, while promoting language acquisition and personal growth. The objectives are to (1) help students develop a Growth Mindset by embracing mistakes as part of the learning process, and (2) foster intercultural understanding and effective communication in a globalized world. The methodology involves the design of two thematic units: Unit 1, “Embrace Failure,” integrates Carol Dweck’s Growth Mindset theory, while Unit 2, “Cultural Gestures and Expressions,” aligns with the BNCC’s EF08LI19 competency. Both units are tailored to the A2 CEFRL proficiency level and incorporate the four language skills (listening, speaking, reading, and writing). The results demonstrate that the units effectively engage students in reflective learning, encourage language development, and promote intercultural awareness. The conclusion highlights the importance of reflective teaching practices and the adaptation of theoretical frameworks, such as Multimodality and the Post Method Approach, to address the unique needs of students in resource-limited public school settings.
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de duas unidades didáticas para aulas de língua inglesa nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, em escolas públicas de Barbacena, Minas Gerais. A pesquisa tem como foco a criação de materiais pedagógicos que tratam de desafios recorrentes na sala de aula, como a baixa autoestima dos alunos e os ruídos na comunicação intercultural, promovendo ao mesmo tempo o aprendizado da língua e o crescimento pessoal. Os objetivos principais são: (1) incentivar os alunos a desenvolver um “growth mindset” (mentalidade de crescimento), reconhecendo os erros como parte natural do processo de aprendizagem; e (2) fomentar a compreensão intercultural e a comunicação eficaz em um contexto globalizado. A metodologia inclui a elaboração de duas unidades temáticas: a Unidade 1, “Embrace Failure”, inspirada na teoria de “Growth Mindset” de Carol Dweck, e a Unidade 2, “Cultural Gestures and Expressions”, alinhada à habilidade EF08LI19 da BNCC. Ambas foram planejadas para estudantes no nível A2 do CEFR e integram as quatro habilidades linguísticas (escuta, fala, leitura e escrita). Os resultados apontam que as unidades têm potencial de engajar os alunos de forma significativa, promovendo uma aprendizagem mais reflexiva, o desenvolvimento da competência linguística e o aumento da consciência intercultural. A conclusão ressalta a importância de práticas pedagógicas reflexivas e da adaptação de referenciais teóricos, como a Multimodalidade e a Post Method Approach, para atender às necessidades específicas de alunos da rede pública em contextos com recursos limitados.
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/83401
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Zerlotini de Lucas - English for All - PDFA.pdf2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.