Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83472
Tipo: Tese
Título: Educação em língua inglesa na BNCC: diretrizes para práticas discursivas multimodais ou para uma colonialidade da linguagem? De uma análise documental à investigação da prática docente
Autor(es): Andressa Biancardi Puttin
primer Tutor: Reinildes Dias
primer miembro del tribunal : Záira Bomfante dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Francis Arthuso Paiva
Tercer miembro del tribunal: Henrique Rodrigues Leroy
Cuarto miembro del tribunal: Eva dos Reis Araujo Barbosa
Resumen: A expansão da língua inglesa tem sido significativa nas últimas décadas, impulsionada principalmente pelo avanço tecnológico e pela globalização. Seu crescimento e diversificação linguística têm refletido cada vez mais a influência dos diversos falantes ao redor do mundo, enriquecendo o idioma com uma variedade de repertórios linguístico-culturais. Recentes pesquisas têm enfatizado a importância do ensino do inglês, centrado em práticas sociais e nos elementos discursivos e multimodais, os quais estão culturalmente associados à linguagem contemporânea. Esta abordagem é vital para oferecer aos estudantes uma formação cidadã através de uma educação que promova justiça e igualdade. No contexto da educação brasileira, o ensino de línguas, especialmente o inglês, tem buscado ir além da abordagem tradicional, uniforme e monótona, abrindo espaço para a diversidade, criatividade e valorização das novas identidades. Como resultado, reformas curriculares e políticas linguísticas têm produzido documentos que regulamentam a Educação Básica, sendo o mais recente deles a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de 2018. Este documento normativo não apenas aborda os aspectos pedagógicos da educação, mas também é permeado por relações de poder, influências políticas e ideológicas. Diante deste cenário, pautados no nosso referencial teórico (NEW LONDON GROUP, 1996; KALANTZIS et al., 2020; HODGE; KRESS, 1988; KRESS, 2010; QUIJANO, 2007; VERONELLI, 2021; entre outros), buscamos investigar se as diretrizes normativas da BNCC para o Componente Curricular Língua Inglesa orientam a aprendizagem de inglês de forma a promover uma educação linguístico discursiva-multimodal e crítica ou se, ao contrário, reforçam uma visão colonialista da língua. Além disso, a pesquisa analisa o impacto dessas diretrizes na prática docente dos professores de inglês em São Mateus/ES e na produção do livro didático Bridges (2022). Para tanto, o estudo, de caráter exploratório e qualitativo, foi desenvolvido por meio de análise documental e um questionário on-line composto por perguntas fechadas ou dicotômicas. O objetivo foi investigar a fundamentação teórica e as orientações de aprendizagens assumidas pela BNCC, bem como seus desdobramentos na prática docente e na elaboração do Bridges. Nossas análises revelam que, apesar de a BNCC tentar desterritorializar o inglês e reconhecer a presença de diversos repertórios linguístico-culturais, adota uma vertente neoliberal, promovendo a aprendizagem por meio de uma abordagem técnica e estrutural da língua. Essa lógica de ensino impõe desafios aos autores de livros didáticos, considerando as contribuições dos estudos contemporâneos da linguagem, e, consequentemente, impacta negativamente a prática docente dos entrevistados.
Abstract: T he expansion of the English language has been significant in r ecent decades, driven m ainly by technological advancements and globalization. Its growth and linguistic diversification increasingly reflect the influence of various speakers worldwide, e nriching the language with a wide range of linguistic and cultural r e pertoires. Recent r esearch has emphasized the importance of English language teaching centered on s ocial practices and discursive and multimodal elements, which are culturally a ssociated with contemporary language use. This approach is essential to provid i ng students with a citizenship -oriented education that promotes justice and equality. I n t he context of Brazilian education, language teaching, especially English, has sought t o move beyond a traditional, uniform, and monotonous approach, making room for diversity, creativity, and the appreciation of new identities. As a result, curriculum r eforms and language policies have produced documents that regulate Basic E ducation, the most recent being the 2018 BNCC ( N ational Common Curricular Base ). T his normativ e document not only addresses the pedagogical aspects of education but i s also shaped by power relations, political influences, and ideological perspectives. Given this scenario, based on our theoretical framework ( NEW LONDON GROUP, 1 996; KALANTZIS et al ., 2020; HODGE; KRESS, 1988; KRESS, 2010; QUIJANO, 2 007; VERONELLI, 2021; entre outros) , we seek to investigate whether the BNCC’s n ormative guidelines for the English Language Curriculum Component guide English l earning in a way that fosters a discursive-m ultimodal and critical linguistic education or, conversely, reinforce a colonialist vi e w of the language. Additionally, the research a nalyzes the impact of these guidelines on the teaching practices of English teach ers i n São Mateus/ES and on the development of the Bridges (2022) textbook. T o this end, t his exploratory and qualitative study was conducted through document analysis and a n online questionnaire consisting of closed -e nded and dichotomous questions. The o bjective was to examine the theoretical foundation and learning guidelines ad o pted b y the BNCC, as well as their implications for teaching practices and the development of Bridges. O ur analyses reveal that, despite the BNCC’s attempt to deterritorialize E ng lish and acknowledge the presence of diverse linguistic and cultural repertoires, it a dopts a neoliberal perspective, promoting learning through a technical and structural a pproach to the language. This learning framework challenges textbook authors, c onsidering the contributions of contemporary language studies, and consequently, n egatively impacts the teaching practices of the interviewed educators.
Asunto: Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Métodos de ensino
Aquisição da segunda linguagem
Base Nacional Comum Curricular
Decolonialidade na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/83472
Fecha del documento: 15-may-2025
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons