Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83545
Tipo: Tese
Título: Identificação universitária e comprometimento acadêmico: Uma perspectiva na pós-graduação em Ciências Contábeis
Autor(es): Hugo Lucindo Ferreira
primer Tutor: Bruna Camargos Avelino
primer miembro del tribunal : Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Segundo miembro del tribunal: Samuel de Oliveira Durso
Tercer miembro del tribunal: Romualdo Douglas Colauto
Cuarto miembro del tribunal: Iago França Lopes
Resumen: O objetivo geral deste estudo foi analisar os antecedentes do processo de identificação universitária dos doutorandos em Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior brasileiras e as consequências desta identificação no comprometimento acadêmico. A fundamentação teórica da pesquisa repousa sobre a Teoria da Identidade Social (SIT), preconizada por Tajfel (1974, 1982) e Tajfel e Turner (1979, 1985), e na adaptação ao contexto acadêmico. A SIT sugere que indivíduos com alta identificação com o grupo ao qual se sentem pertencentes estão mais predispostos a apresentar comportamentos positivos ao grupo, uma vez que seu autoconceito está enraizado no sucesso deste grupo. Partindo desse pressuposto, pós-graduandos que se sintam identificados com sua instituição de ensino superior (IES) tendem a convergir seus objetivos com o da instituição, ocasionando consequências positivas, como um aumento no comprometimento acadêmico. A partir dessa construção teórica, foram elaboradas 7 hipóteses para identificar os antecedentes da identificação universitária do discente e sua influência no comprometimento acadêmico, segregado no esforço na realização das atividades obrigatórias e extras e na intenção de permanência no curso. Para atingir os objetivos propostos, a abordagem do problema foi quantitativa e qualitativa. Na abordagem quantitativa, a amostra reuniu 187 doutorandos em Ciências Contábeis que responderam o questionário e, para sua análise, foram aplicadas estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise de regressão linear. A análise qualitativa foi realizada por meio da análise de conteúdo de 10 entrevistas de discentes de doutorado em Ciências Contábeis. Os resultados apontam que os antecedentes propostos (imagem externa percebida, relevância do corpo docente, relação com orientador e alinhamento do interesse de pesquisa) influenciam positiva e significativamente a identificação universitária. As variáveis sociodemográficas e acadêmicas não apresentaram relevância significativa. Em relação ao comportamento acadêmico, apenas a intenção de permanência foi influenciada significativamente pela identificação universitária, não se confirmando a relação com o esforço empregado tanto nas atividades obrigatórias como extras. Na análise qualitativa, reforçaram-se os antecedentes estudantes, além da indicação por parte dos estudantes de que o acolhimento é um fator relevante para a construção da identificação. Também conclui-se que cabe às universidades buscarem mecanismos que fomentem o acolhimento e também iniciativas que busquem melhorar os canais de comunicação, tanto com os discentes quanto com a comunidade externa. Esta tese contribui com o avanço da SIT no contexto acadêmico, em especial na pós-graduação, além de ter potencial de contribuir com a sustentabilidade e resiliência dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, sucitando reflexões aos agentes da comunidade acadêmica.
Asunto: Universidades e faculdades
Pós-graduação
Identidade social
Contabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/83545
Fecha del documento: 26-jun-2025
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



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