Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84219
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil de comportamento informacional dos servidores envolvidos com o processo de concessão de auxílios socioeconômicos em uma instituição federal de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Informational behavior profile of public servants involved in the process of granting socioeconomic aid in a federal institution of higher education
Autor(es): Eduardo Cardoso Melo
Marcello Peixoto Bax
Resumen: A distribuição de auxílios socioeconômicos vem colaborando para apoiar a permanência de estudantes de cursos de graduação que tiveram suas vulnerabilidades comprovadas. A análise dos documentos comprobatórios está inserida em um contexto marcado pela constante busca e uso de informações que servem para embasar a decisão sobre atribuição de um auxílio. Este artigo objetivou investigar o perfil de comportamento informacional dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior que atuam com o processo de concessão desses auxílios, tendo como base o modelo desenvolvido por Thomas Wilson. O perfil foi construído analisando-se os dados coletados com a aplicação de um questionário estruturado nas quatro categorias de contexto que compõem o construto Comportamento Informacional: necessidade, busca, uso e compartilhamento da informação. Os resultados sugerem preferência dos servidores pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação quando buscam e compartilham informações em contraponto ao contato pessoal, além de aderência entre as atribuições funcionais e os tipos de informação mais utilizados.
Abstract: The distribution of socioeconomic aid has been collaborating to support the permanence of under-graduate students whose vulnerabilities have been proven. The analysis of supportingdocuments is inserted in a context marked by the constant search and use of information that serve to support the decision on granting aid. This article aimed to investigate the informational behavior profile of the servers of a Federal Institution of Higher Education that work with the process of granting these aids, based on the model developed by Thomas Wilson. The profile was built by analyzing the data collect-ed with the application of a surveystructured in the four context categories that make up the Infor-mational Behavior construct: need, search, use and information sharing. The results suggest that servers prefer the use of Information Technology resources when seeking and sharing information as opposed to personal contact, in addition to adherencebetween functional assignments and the most used types of information
Asunto: Educação superior
Comportamento Informacional
Assistência Estudantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15510
URI: http://hdl.handle.net/1843/84219
Fecha del documento: 5-oct-2024
metadata.dc.url.externa: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15510/11985
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência da Informação em Revista
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.