Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84261
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783235143754513pt_BR
dc.contributor.referee1Acir Mario Karwoskipt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Antônio dos Prazerespt_BR
dc.creatorMarcia Antunes Santos Gama de Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279504513206946pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-11T13:48:23Z-
dc.date.available2025-08-11T13:48:23Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84261-
dc.description.abstractThis research is based on the observation that, although students are constantly connected to social media and exposed to an intense flow of information, many have difficulty critically analyzing it, distinguishing facts from manipulated content. Given this reality, we developed a didactic proposal to develop critical media and digital literacy in a 9th grade class. The objective was to investigate and analyze linguistic and discursive strategies to combat misinformation on digital platforms, working specifically with the genres of news and posts on social media. The proposal aimed to improve the reading and critical production of these texts in the context of contemporary digital social practices. Methodologically, a qualitative intervention research was carried out, focused on the reading, analysis and production of multimodal texts (printed and digital) on combating disinformation. The study was theoretically based on different authors, such as the works of Magda Soares (literacy and literacies), Brian Street (social literacies and ideological model) and Patrick Charaudeau (analysis of media discourse); to understand the phenomena investigated. Through the analysis of news and posts on social networks, the students reflected on the contexts of circulation and production, target audience, and analysis of linguistic, discursive and semiotic resources. The research showed significant results, as students understood the importance of using digital technologies in a more critical, reflective and ethical way, producing informative materials (such as cards with verification tips) and applying checking strategies (source analysis, reverse image search and contextualization). Thus, we consider that students engaged in different social practices, communicating efficiently through different languages ​​and media.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa parte da observação de que, embora os estudantes estejam constantemente conectados às redes sociais e expostos a um fluxo intenso de informações, muitos apresentam dificuldades em analisá-las criticamente, distinguindo fatos de conteúdos manipulados. Diante dessa realidade, elaboramos uma proposta didática para desenvolver os letramentos críticos midiático e digital em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi investigar e analisar estratégias linguísticas e discursivas para combater a desinformação em plataformas digitais, trabalhando especificamente com os gêneros notícia e postagens em redes sociais. A proposta visou aprimorar a leitura e produção crítica desses textos no contexto das práticas sociais digitais contemporâneas. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo, centrada na leitura, análise e produção de textos multimodais (impressos e digitais) sobre combate à desinformação. O estudo fundamentou-se teoricamente em diferentes autores, como nos trabalhos de Magda Soares (alfabetização e letramentos), Brian Street (letramentos sociais e modelo ideológico) e Patrick Charaudeau (análise do discurso midiático) para compreensão dos fenômenos investigados. Por meio da análise de notícias e postagens em redes sociais, os alunos refletiram sobre contextos de circulação e produção, público-alvo, análise de recursos linguísticos, discursivos e semióticos. A pesquisa mostrou resultados significativos, pois os educandos compreenderam a importância de utilizar as tecnologias digitais de forma mais crítica, reflexiva e ética, produzindo materiais informativos (como cards com dicas de verificação) e aplicando estratégias de checagem (análise de fontes, pesquisa reversa de imagens e contextualização). Dessa forma, consideramos que os educandos se envolveram em diferentes práticas sociais, comunicando-se de forma eficiente por meio das diferentes linguagens e mídias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectDiscurso Midiático e Digitalpt_BR
dc.subjectSistemas de desinformaçãopt_BR
dc.subjectanálise linguística e discursivapt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherDesinformaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação midiáticapt_BR
dc.subject.otherLetramento informacionalpt_BR
dc.titleLetramentos críticos midiático e digital: uma proposta didática contra sistemas de desinformação no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCritical media and digital literacy: a didactic proposal against disinformation systems in elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons