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dc.contributor.advisor1Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099245158224047pt_BR
dc.creatorSara Cruz Machado Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-13T17:15:17Z-
dc.date.available2025-08-13T17:15:17Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84357-
dc.description.abstractGiftedness is a multifaceted phenomenon that involves advanced cognitive abilities, creativity, and commitment, going beyond the traditional measurement of IQ. According to authors like Sternberg, giftedness can be influenced by cultural contexts, which determine which skills are valued and shape identification approaches. Gifted individuals face emotional challenges, such as perfectionism and anxiety, often intensified by high expectations and the perception of difference from their peers. This combination of factors highlights the importance of educational approaches that consider both individual peculiarities and cultural and social aspects. However, the perspective of neurodivergence emphasizes that many of the difficulties attributed to gifted individuals may be amplified by inadequate social and educational environments, and not necessarily intrinsic to them. Furthermore, it recognizes these traits as natural variations, which, with timely support and appropriate opportunities, can result in exceptional talents. Advances in neuroscience show that the gifted brain has greater plasticity and efficiency, requiring constant stimulation to reach its potential. Given the importance of emotions in learning, it is necessary for educational environments to integrate emotional and cognitive aspects to support these students. This integration promotes both academic and emotional development, constituting more effective and inclusive practices in the school environment. Identifying gifted individuals requires comprehensive and inclusive approaches that consider cultural, social, and emotional factors, going beyond traditional methods. Evidence-based pedagogical strategies are crucial for balancing academic and emotional development, promoting the potential of these students.pt_BR
dc.description.resumoA superdotação é um fenômeno multifacetado que envolve habilidades cognitivas avançadas, criatividade e comprometimento, indo além da medição tradicional de QI. Segundo Sternberg, a superdotação pode ser influenciada por contextos culturais, que determinam quais habilidades são valorizadas e moldam as abordagens de identificação. Indivíduos superdotados enfrentam desafios emocionais, como perfeccionismo e ansiedade, frequentemente intensificados por expectativas elevadas e pela percepção de diferença em relação aos pares. Essa combinação de fatores ressalta a importância de abordagens educativas que considerem tanto as particularidades individuais quanto aspectos culturais e sociais. Entretanto, a perspectiva na neurodivergência destaca que muitas dessas dificuldades atribuídas aos superdotados podem ser amplificadas por ambientes sociais e educacionais inadequados, e não necessariamente intrínsecas. Além disso, reconhece essas características como variações naturais, que, com apoio pontual e oportunidades adequadas, podem resultar em talentos excepcionais Avanços na neurociência demonstram que o cérebro superdotado apresenta maior plasticidade e eficiência, necessitando de estímulos constantes para alcançar seu potencial. Diante da importância nas emoções para o aprendizado, torna-se necessário que os ambientes educacionais integrem aspectos emocionais e cognitivos para apoiar esses alunos. Essa integração promove tanto o desenvolvimento acadêmico como emocional, constituindo-se em práticas mais eficazes e inclusivas no ambiente escolar. A identificação de superdotados exige abordagens abrangentes e inclusivas, que considerem fatores culturais, sociais e emocionais, indo além de métodos tradicionais. Estratégias pedagógicas baseadas em evidências são fundamentais para equilibrar o desenvolvimento acadêmico e emocional, promovendo o potencial desses alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Neurociências e Suas Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Educacionais para Alunos Superdotadospt_BR
dc.subjectNeurociências e Educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPráticas Educativaspt_BR
dc.subject.otherAluno Superdotadopt_BR
dc.subject.otherAmbiente de Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEquidade em Educaçãopt_BR
dc.titleNeurociência na educação: estratégias práticas para o desenvolvimento integral de alunos superdotadospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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