Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84420
Tipo: Tese
Título: Desenho universal para a aprendizagem e ensino diferenciado: universalizar e diferenciar para incluir
Título(s) alternativo(s): Universal design for differentiated learning and teaching: universalizing and differentiating to include
Autor(es): Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte
primer Tutor: Adriana Araújo Pereira Borges
primer Co-tutor: Josiane Pereira Torres
primer miembro del tribunal : Síglia Pimentel Höher Camargo
Segundo miembro del tribunal: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Tercer miembro del tribunal: Katiuscia Cristina Vargas Antunes
Cuarto miembro del tribunal: Mônica Maria Farid Rahme
Resumen: As singularidades do Público da Educação Especial (PEE) têm gerado desafios para as escolas regulares, sobretudo no que se refere à oferta de um ensino de qualidade para esses estudantes. Embora o direito à diferença constitua um pressuposto essencial da perspectiva inclusiva na educação, ainda persiste um debate sobre a efetiva adoção de estratégias pedagógicas diferenciadas. Este estudo parte do princípio de que, para a universalização do ensino, é imprescindível considerar as especificidades de cada estudante, aplicando, quando necessário, diferenciações pedagógicas intencionais. Dentre as abordagens que têm se mostrado eficazes na promoção da diversidade em sala de aula, em diferentes países, destacam-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Ensino Diferenciado (ED). Ambas são complementares: o DUA propõe um planejamento prévio e flexível, com estratégias que atendam à variedade de aprendizes desde o início; já o ED foca no equilíbrio entre as necessidades comuns da turma e as necessidades específicas de determinados estudantes. Considerando que diversas pesquisas evidenciam as dificuldades enfrentadas por professores no planejamento de aulas que respeitem as singularidades dos alunos no contexto da sala comum, o objetivo desta pesquisa foi verificar como a compreensão teórica das abordagens do DUA e do ED pode aprimorar as práticas pedagógicas inclusivas com os estudantes do PEE. A metodologia adotada foi qualitativa, estruturada em duas etapas. A primeira consistiu em uma revisão de literatura sobre o DUA e o ED, visando à construção de um panorama teórico atual. A segunda, denominada “aplicação”, envolveu uma formação continuada com um grupo de professores sobre tais abordagens, utilizando-se da pesquisa-ação. Esta etapa teve como foco verificar, a partir da percepção dos docentes, se os conceitos do DUA e do ED são viáveis e significativos na prática pedagógica cotidiana com os estudantes do PEE. Participaram da pesquisa dez professores de um Colégio de Aplicação: nove docentes atuantes em duas turmas do 3º ano do 1º ciclo e uma professora que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante, entrevistas individuais, diário de campo, roteiro de observações de aulas, atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e encontros coletivos reflexivos. Os resultados da primeira etapa indicam que tanto o DUA quanto o ED – bem como sua articulação conjunta – têm contribuído para melhorias no desempenho acadêmico de estudantes com e sem deficiências, no contexto da escola regular. Contudo, identificou-se que ainda são escassas as pesquisas empíricas que investigam a aplicação simultânea dessas duas abordagens. Na segunda etapa, os dados obtidos foram organizados e discutidos por meio da análise temática, a partir das seguintes categorias: 1) expectativas dos professores em relação à participação na pesquisa; 2) conhecimentos prévios sobre DUA e ED; 3) práticas pedagógicas anteriores com os estudantes PEE; 4) análise do Projeto Educacional Individualizado (PEI) preenchido antes da formação; 5) descrição e análise da formação realizada; 6) preenchimento do PEI após a formação; 7) conhecimentos adquiridos sobre o DUA e o ED; 8) práticas pedagógicas após a formação; 9) percepções dos docentes sobre as contribuições da formação recebida. Os resultados demonstraram que a compreensão teórica e prática das abordagens do DUA e do ED teve impacto positivo na atuação pedagógica dos participantes. Além disso, a pesquisa evidenciou a importância de se considerar as necessidades específicas de cada estudante no planejamento das aulas, com vistas a garantir um ensino acessível, equitativo e de qualidade para todos. Espera-se que este estudo contribua para reflexões mais aprofundadas sobre a inclusão escolar, mediante o uso de estratégias pedagógicas diferenciadas fundamentadas teoricamente, ampliando o debate sobre as práticas inclusivas e incentivando novas pesquisas que fortaleçam a formação docente, promovam a equidade educacional e assegurem a acessibilidade plena no ambiente escolar.
Abstract: The singularities of the Special Education Public (SEP) have presented challenges for regular schools, particularly in terms of providing quality education for these students. Although the right to difference is an essential premise of the inclusive education perspective, there remains an ongoing debate about the effective adoption of differentiated pedagogical strategies. This study is based on the principle that, for the universalization of education, it is crucial to consider the specificities of each student, applying, when necessary, intentional pedagogical differentiation. Among the approaches that have proven effective in promoting diversity in the classroom, in different countries, Universal Design for Learning (UDL) and Differentiated Instruction (DI) stand out. Both are complementary: UDL proposes flexible, prior planning with strategies that meet the variety of learners from the outset; DI focuses on balancing the common needs of the class with the specific needs of certain students. Considering that various studies highlight the difficulties faced by teachers in planning lessons that respect the uniqueness of students in the regular classroom context, the objective of this research was to verify how the theoretical understanding of UDL and DI approaches can enhance inclusive pedagogical practices with SEP students. The methodology adopted was qualitative, structured in two stages. The first consisted of a literature review on UDL and DI, aiming to construct a current theoretical overview. The second, called "application," involved continuous training with a group of teachers on these approaches, using action research. This stage aimed to verify, from the teachers' perceptions, whether the concepts of UDL and DI are feasible and meaningful in everyday pedagogical practice with SPE students. Ten teachers from a College of Application participated in the research: nine teachers working with two third-grade classes of the first cycle and one teacher working in Specialized Educational Assistance (SEA). Data collection was carried out through participant observation, individual interviews, field diaries, lesson observation scripts, activities in Virtual Learning Environment (VLE), and reflective collective meetings. The results from the first stage indicate that both UDL and DI – as well as their joint articulation – have contributed to improvements in the academic performance of students with and without disabilities in the regular school context. However, it was found that empirical research investigating the simultaneous application of these two approaches is still scarce. In the second stage, the data obtained were organized and discussed through thematic analysis, based on the following categories: 1) teachers' expectations regarding participation in the research; 2) prior knowledge of UDL and DI; 3) previous pedagogical practices with SEP students; 4) analysis of the Individual Educational Project (IEP) filled out before the training; 5) description and analysis of the training conducted; 6) completion of the IEP after the training; 7) knowledge gained about UDL and DI; 8) pedagogical practices after the training; 9) teachers' perceptions of the contributions of the received training. The results showed that the theoretical and practical understanding of the UDL and DI approaches had a positive impact on the participants' pedagogical practice. Furthermore, the research highlighted the importance of considering the specific needs of each student when planning lessons, aiming to ensure accessible, equitable, and high-quality education for all. It is expected that this study will contribute to more in-depth reflections on school inclusion, through the use of theoretically grounded differentiated pedagogical strategies, expanding the debate on inclusive practices and encouraging new research that strengthens teacher training, promotes educational equity, and ensures full accessibility in the school environment.
Asunto: Educação especial
Ensino individualizado
Crianças de aprendizagem lenta
Aprendizagem
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84420
Fecha del documento: 4-abr-2025
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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