Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aline Cristina de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368350078239701pt_BR
dc.contributor.referee1Bruna D´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiropt_BR
dc.creatorArethuza Antunes dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-08-20T15:09:16Z-
dc.date.available2025-08-20T15:09:16Z-
dc.date.issued2025-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84444-
dc.description.abstractEducation is a right of all and guaranteed by law, but it is a subject full of challenges and Inclusive Education within Regular Education has gained space in recent decades in Brazil. The present study has the general objective of understanding the challenges and knowledge used by teachers in pedagogical practice with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education. It is believed that many teachers have a lot of knowledge and use it in their daily school routine, but intuitively and without intentionality. This study is characterized as exploratory and descriptive, based on qualitative analysis. It was conducted in a municipal school with teachers who have students diagnosed with ASD. To this end, a semi-structured interview script was developed, and the data were analyzed through content analysis, with the elaboration of categories. The results obtained demonstrated that the teachers interviewed have prior knowledge about Autism Spectrum Disorder (ASD), and recognize characteristics such as difficulties in social interaction, limited communication, repetitive behaviors and sensory alterations. Regarding the initial feelings regarding the inclusion of students with ASD, reports of insecurity, unpreparedness and fear prevailed, mainly due to the lack of specific training. On the other hand, the time spent together helped them to have confidence, tranquility and professional fulfillment.pt_BR
dc.description.resumoA Educação é um direito de todos e garantida por lei, porém é um tema repleto de desafios e a Educação Inclusiva dentro do Ensino Regular ganhou espaço nas últimas décadas no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender os desafios e saberes utilizados pelos docentes na prática pedagógica junto ao estudante com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Acredita-se que muitos docentes tenham muitos saberes e os utilizem no cotidiano escolar, mas de forma intuitiva e sem intencionalidade. Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, pautado em análise qualitativa. Foi conduzido em uma escola municipal com professores que têm alunos diagnosticados com TEA. Para tanto, elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com elaboração de categorias. Os resultados obtidos demonstraram que as docentes entrevistadas possuem conhecimento prévio sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecem características: como dificuldades na interação social, comunicação limitada, comportamentos repetitivos e alterações sensoriais. Em relação aos sentimentos iniciais diante da inclusão de alunos com TEA, prevaleceram relatos de insegurança, despreparo e medo, principalmente pela falta de formação específica. Em contrapartida, o tempo de convivência auxiliou para que elas tivessem confiança, tranquilidade e realização profissional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectDesafios docentept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.titleEntre afetos e atravessamentos: a perspectiva docente junto à inclusão de crianças autistaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENTRE AFETOS E ATRAVESSAMENTOS - ARETHUZA - 06-02-1976.pdf694.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons