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Tipo: Monografia (especialização)
Título: A inclusão de crianças pequenas na educação infantil: a educação especial na creche
Autor(es): Jamilis da Silva Santos
primer Tutor: Esther Augusta Nunes Barbosa
Resumen: Este estudo analisa a inclusão de crianças pequenas, de zero a três anos, na educação infantil, com foco no atendimento educacional especializado em creches públicas brasileiras. A partir de uma revisão bibliográfica e da coleta de dados empíricos por meio de questionários aplicados a profissionais da educação infantil, a pesquisa investiga a implementação da Lei nº 14.880/2024, que institui a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos. Os resultados revelam barreiras significativas para a inclusão efetiva, como infraestrutura insuficiente, ausência de profissionais com formação específica, falta de salas de recursos multifuncionais e articulação limitada com os setores da saúde e assistência social. Embora se reconheçam práticas inclusivas, como atividades sensoriais e ensino individualizado, os profissionais indicam a necessidade de formação continuada, especialmente em áreas como Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Libras. O estudo conclui que a consolidação da educação inclusiva nas creches requer políticas públicas integradas, investimentos estruturais e promoção de capacitação especializada para os educadores. Essas ações são essenciais para garantir o direito à educação das crianças com deficiência desde a primeira infância, assegurando sua plena participação, desenvolvimento e aprendizagem nos ambientes educacionais.
Abstract: This study analyzes the inclusion of young children, from birth to three years old, in early childhood education, with a focus on specialized educational support in Brazilian public daycare centers. Based on a literature review and the collection of empirical data through questionnaires administered to early childhood education professionals, the research investigates the implementation of Law No. 14,880/2024, which establishes the National Policy for Specialized Educational Support for Children from Zero to Three Years Old. The results reveal significant barriers to effective inclusion, such as inadequate infrastructure, a lack of professionals with specific training, the absence of multifunctional resource rooms, and limited coordination with the health and social assistance sectors. Although inclusive practices, such as sensory activities and individualized teaching, are acknowledged, professionals point to the need for ongoing training, especially in areas such as Applied Behavior Analysis (ABA) and Brazilian Sign Language (Libras). The study concludes that consolidating inclusive education in daycare centers requires integrated public policies, structural investments, and the promotion of specialized training for educators. These actions are essential to ensuring the right to education for children with disabilities from early childhood, guaranteeing their full participation, development, and learning in educational environments.
Asunto: Educação básica
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Creches
Crianças - Cuidados
Brasil - [Lei n. 14.880, de 04 de junho de 2024] - Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84479
Fecha del documento: 12-jul-2025
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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