Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84485
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nathália Lopes Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305529660102009pt_BR
dc.creatorAndreza Liziane da Silva Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2025-08-21T14:13:26Z-
dc.date.available2025-08-21T14:13:26Z-
dc.date.issued2025-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/84485-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the challenges faced by four teachers in the process of including students with ASD in school. The research question is as follows: What are the main challenges faced by four teachers in the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in learning at the Luz do Amanhã Municipal School? The investigation took place in two stages: the application of questionnaires to four teachers working in the 2nd and 3rd grades of elementary school at a municipal school in Itabirito (MG) and the implementation of training meetings offered to teachers. For the systematization of data, four categories of analysis of the questionnaires were defined: challenges; teacher training; pedagogical strategies and resources; collaborative work among staff. The data analysis identified some obstacles faced by teachers, such as the lack of adequate materials and investment, lack of training, and some behaviors of autistic students. In addition, the participants highlighted their lack of preparation for the specific needs of autistic students and recognized the importance of teamwork as an essential element for the success of the educational process. The strategies listed included the use of concrete materials and the existence of pedagogical support to promote learning and inclusion. The training space contributed to deconstructing preconceived ideas that still predominate in teaching and everyday school life. The results of the research pointed to the importance of a space for listening and validating teaching practices, the role of continuing education as an instrument for transforming school practices, and strengthening school inclusion with autistic students.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar os desafios enfrentados por quatro professoras diante do processo de inclusão escolar de alunos com TEA. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: Quais são os principais desafios enfrentados por quatro professoras no processo de inclusão na aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Municipal “Luz do Amanhã”?. A investigação ocorreu em duas etapas: a aplicação de questionários a quatro professoras que atuam no 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Itabirito (MG) e a implementação de encontros formativos ofertados às professoras. Para a sistematização dos dados, foram definidas quatro categorias de análise dos questionários: desafios; formação docente; estratégias e recursos pedagógicos; trabalho de colaboração entre equipe. A análise de dados permitiu identificar alguns obstáculos enfrentados pelas professoras como a falta de materiais adequados e de investimento, ausência de formação e alguns comportamentos dos alunos autistas. Além disso, as participantes destacaram o despreparo frente às especificidades dos alunos autistas e reconheceram a importância do trabalho em equipe como elemento essencial para o sucesso do processo educativo. Como estratégias, foram elencadas o uso de materiais concretos e a existência de apoio pedagógico para promover a aprendizagem e inclusão. O espaço formativo contribuiu para desconstruir ideia pré-concebidas que ainda predominam a atuação docente e o cotidiano escolar. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância de um espaço de escuta e validação das práticas docentes, o papel da formação continuada como um instrumento de transformação das práticas escolares e de fortalecimento da inclusão escolar com os alunos autistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDesafio docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.titleDesafios docentes no processo  de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC-ANDREZA.pdf903.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons