Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/84496
Tipo: | Tese |
Título: | O uso dos harmônicos na flauta transversal: narrativas e perspectivas de professores das universidades públicas de Minas Gerais |
Título(s) alternativo(s): | The use of harmonics on the transverse flute: narratives and perspectives of professors at public universities in Minas Gerais |
Autor(es): | Alef Caetano Silva |
Primeiro Orientador: | Mauro Rodrigues |
Primeiro membro da banca : | Antônio Carlos Guimarães |
Segundo membro da banca: | Fernando Pacífico Homem |
Terceiro membro da banca: | Rodrigo Manuel Frade |
Quarto membro da banca: | Maurício Freire Garcia |
Resumo: | Esta tese foi desenvolvida a partir de um estudo de múltiplos casos, cujo foco central foram as narrativas e perspectivas de professores de flauta transversal das universidades públicas do estado de Minas Gerais. A pesquisa investigou as experiências, metodologias e concepções pedagógicas desses docentes em relação a um aspecto técnico e expressivo específico da flauta transversal: os harmônicos, e também trouxe uma breve reflexão sobre a possível existência de uma “escola mineira de flauta”. O estudo explorou como esses professores, inseridos no contexto do ensino superior público mineiro, abordam os harmônicos em suas práticas didáticas e performáticas. Foram analisadas as diferentes abordagens pedagógicas empregadas para introduzir, desenvolver e aprimorar a técnica de produção de harmônicos na flauta, as aplicações práticas dos harmônicos no repertório flautístico, a relação entre o uso de harmônicos e o desenvolvimento de habilidades auditivas nos estudantes, explorando se e como essa técnica contribui para uma percepção mais apurada da afinação e das nuances sonoras, além de ter trazido à tona diferenças e similaridades de abordagens adotadas por professores de diferentes universidades públicas de Minas Gerais e pelas bibliografias utilizadas. Através da coleta e análise qualitativa de dados por meio de questionários, esta pesquisa aprofundou a compreensão sobre o uso dos harmônicos por docentes de flauta das universidades públicas de Minas Gerais. Com esta pesquisa buscamos oferecer insights valiosos que colaborem no aprimoramento das práticas pedagógicas flautísticas e enriquecimento da discussão acadêmica sobre o ensino da flauta transversal, além de termos traçado um panorama das abordagens do ensino de harmônicos no contexto específico das universidades públicas mineiras. |
Abstract: | This thesis was developed from a multiple case study, whose central focus was the narratives and perspectives of transverse flute teachers at public universities in the state of Minas Gerais. The research investigated the experiences, methodologies and pedagogical concepts of these teachers in relation to a specific technical and expressive aspect of the transverse flute: the harmonics, in addition to providing a brief reflection on the possible existence of a “Minas Gerais flute school”. The study explored how these teachers, inserted in the context of public higher education in Minas Gerais, approach harmonics in their teaching and performance practices. Were analyzed the different pedagogical approaches used to introduce, develop and improve the technique of producing harmonics on the flute, the practical applications of harmonics in the flute repertoire, the relationship between the use of harmonics and the development of auditory skills in students, exploring whether and how this technique contributes to a more accurate perception of tuning and sound nuances, in addition to having brought to light differences and similarities in approaches adopted by professors from different public universities in Minas Gerais and by the bibliographies used. Through the collection and qualitative analysis of data through questionnaires, this research deepened the understanding of the use of harmonics by flute teachers at public universities in Minas Gerais. With this research, we seek to offer valuable insights that collaborate in the improvement of flute teaching practices and enrich the academic discussion on the teaching of the transverse flute, in addition to having outlined an overview of the approaches to teaching harmonics in the specific context of public universities in Minas Gerais. |
Assunto: | Flauta - Instrução e ensino Professores de música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84496 |
Data do documento: | 5-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso dos harmônicos na flauta transversal.pdf | 8.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons