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http://hdl.handle.net/1843/84527
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise freidsoniana das trajetórias profissionais de especialistas em enfermagem de saúde pública mineiros, 1988-1992 |
Título(s) alternativo(s): | A freidsonian analysis of the professional trajectories of public health nursing specialists in minas gerais, brazil, 1988?1992 |
Autor(es): | Isabella Lara Maia de Carvalho Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense Alice Gomes Frugoli Maria Angélica de Almeida Peres Maria Sagrario Gomez Cantariño Fernanda Batista Oliveira Santos |
Resumen: | Objetivo: Analisar as contribuições do Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública (1988–1992) da Universidade Federal de Minas Gerais para a elevação da expertise e do status pro ssional de seus egressos. Método: Pesquisa de dimensão histórico-social inserida nos domínios da história da enfermagem e das especialidades. As fontes incluíram 20 chas de inscrição, documentação de matrícula dos egressos e 3 documentos referentes ao Curso, coletados no Centro de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, triangulados com currículos acessados na plataforma Lattes/CNPq e analisados no arcabouço da Sociologia das Profissões, de Eliot Freidson. Resultados: A habilitação dos especialistas baseou-se na estratégia de construção de saberes direcionados às transformações sociossanitárias. A especialização apoiou o delineamento da carreira profissional dos egressos em cargos administrativos de liderança, gerenciamento e visibilidade na saúde pública, ao passo que o perfil do grupo se apresentou voltado à academia, espaço que forja conhecimento próprio. Conclusão: A especialização oportunizou exercício da autonomia profissional de seus egressos, elevando o status quo, com contribuições para a profissionalização da enfermagem de saúde pública. |
Abstract: | Objective: To analyze the contributions of the Public Health Nursing Specialization Course (1988–1992) of Universidade Federal de Minas Gerais in improving the expertise and professional status of its graduates. Method: Historical and social study in the history of nursing and expertise. The sources included 20 registration forms, enrollment documentation of graduates, and three course documents collected in the Memory Center of Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, combined with Lattes/CNPq curricula and analyzed through Eliot Freidson's Sociology of Professions. Results: The specialists were selected through a strategy of construction of knowledge for socio-sanitary transformation. he specialization provided support for the professional career of graduates in administrative leadership, management, and visibility positions in public health; the group's profile was focused on academia, which creates its own knowledge. Conclusion: The specialization provided its graduates the opportunity to exercise professional autonomy, elevating the state of affairs and contributing to the professionalization of public health nursing. |
Asunto: | História da Enfermagem Enfermagem Educação de Pós-Graduação em Enfermagem Ocupações em Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.1590/1980-220x-reeusp-2024-0191pt |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/84527 |
Fecha del documento: | 2024 |
metadata.dc.url.externa: | https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2024-0191en |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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