Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ADCJ5Z
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Margarida Maria Borghoffpt_BR
dc.contributor.referee1Andréa Albuquerque Adour da Camarapt_BR
dc.contributor.referee2Marcus Vinícius Medeiros Pereirapt_BR
dc.creatorAline Soares Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:58:35Z-
dc.date.available2019-08-14T20:58:35Z-
dc.date.issued2016-08-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-ADCJ5Z-
dc.description.abstractIn this research, by approaching expressiveness as an embodiment of desires, intentions, and necessities, we look for auxiliary ways in the development of expression for singers. Departing from the Laban studies applied to the singing art, we tried to make the expressive skills become more objective. We did not intent to quantify or to determine expressiveness levels, but instead, to observe, to decode it, as well as produce different qualities of expression. In this research, we agrupped the voice of Laban to our own voice and this dialogue contributed to the creation of a methological path, which comprises new series of exercises and scenic building tools. By understanding voice, first of all, as body movement (although not just this), we traced gradual vocal and corporal movement possibilities. We hope that with these resources, singers can feel more confident when dealing with the several intermedia present in their job. The singer can use his or her voice and body as meeting points for musical, theatrical, plastic and literary expressiveness.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a expressividade como a capacidade de corporizar desejos, intenções, necessidades, entre outros. Nele, buscamos encontrar meios de auxiliar o cantor em seu desenvolvimento. A partir da aplicação dos estudos Labanianos à arte do Canto, buscou-se objetivar alguns critérios expressivos. Não tentamos quantificar e nem medir o que seria uma performance com mais ou com menos expressividade, mas, sim, observar, decodificar e produzir, conscientemente, qualidades expressivas diversas. À voz de Laban, uniu-se nossa própria voz e esse diálogo proporcionou o desenvolvimento de um percurso metodológico que compreende tanto o fornecimento de várias séries de exercícios para o crescimento expressivo do cantor como, também, recursos direcionados à construção cênica da performance. Voltados para a compreensão de que a voz é, em si mesma, primeiramente, movimentação corporal (embora não apenas isso), traçamos possibilidades de movimentos vocais e corporais gradativos, alternados ou simultâneos. Esperamos que com esses recursos o cantor sinta-se mais apto para passear com desenvoltura pelos intermeios, ou seja, as intermídias com as quais trabalha, passando a perceber e a permitir que floresçam as incorporações de certas habilidades de meios artísticos distintos. O cantor torna-se, em seu corpo/voz, ponto de encontro para a expressividade teatral, musical, plástica, literária, etc.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectLabanpt_BR
dc.subjectExpressividadept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subject.otherMúsica e teatropt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherLaban, Rudolf von, 1879-1958pt_BR
dc.titleO Cantor e o desenvolvimento expressivo: estudos labanianos aplicados ao processo de construção da performance cênico-musicalpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf20.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.