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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXGJ33
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Mauro Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Edson Cardoso Filho | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heloisa Faria Braga Feichas | pt_BR |
dc.creator | Rafael Andrade Martini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T06:23:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T06:23:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXGJ33 | - |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of the activity of the arrangers in the field of popular music, in order to verify the role of the arrangements as an important vector of language development within this universe. Based on concepts drawn from the theory of Dialogism, from linguist Mikhail Bakhtin, the Hybridization theory, from anthropologist Néstor Garcia Canclini, academic research on arrangement, as well as the speeches of some non-academic musicians, the dissertation offers an observation about the causes and consequences of the work of some arrangers who have made transformational fusions in the field of popular Brazilian music, especially those who have taken Afro-Brazilian music and culture as the raw material or basis on these fusions. With a more particular focus on the arrangements of Letieres Leite, written for his Orkestra Rumpilezz, the work still brings two of these arrangements analyzed in light of the concepts related here. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise da atividade dos arranjadores no campo da música popular, com fins a verificar o papel dos arranjos como importante vetor de desenvolvimento da linguagem dentro deste universo. Com base em conceitos colhidos na teoria do Dialogismo, do linguista Mikhail Bakhtin, na teoria da Hibridação, do antropólogo Néstor Garcia Canclini, em pesquisas acadêmicas sobre arranjo, bem como em discursos de alguns músicos não-acadêmicos, a dissertação oferece uma observação acerca dos elementos constituintes e posteriores desdobramentos dos trabalhos de alguns arranjadores que realizaram fusões transformadoras no campo da música brasileira popular, em especial aqueles que tomaram a música e a cultura afro-brasileira como matéria prima ou base dessas fusões. Com um enfoque mais particular nos arranjos de Letieres Leite, escritos para sua Orkestra Rumpilezz, o trabalho traz ainda dois destes arranjos analisados à luz dos conceitos aqui relacionados. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arranjo musical | pt_BR |
dc.subject | Música Afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz | pt_BR |
dc.subject | Hibridação | pt_BR |
dc.subject.other | Musica | pt_BR |
dc.subject.other | Música popular Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Arranjos (musica) | pt_BR |
dc.title | O gesto do arranjador na música popular | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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o_gesto_do_arranjador_na_m_sica_popular___rafael_martini.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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