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dc.contributor.advisor1Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Célia de Moraes Rego Pedrosapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.creatorRodrigo Guimaraes Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T15:28:43Z-
dc.date.available2019-08-11T15:28:43Z-
dc.date.issued2006-08-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHG7-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo comparativo das obras de Altino Caixeta de Castro e Haroldo de Campos à luz das poéticas da desconstrução, em que se busca identificar os pontos de articulação/diferença entre poetas. Para tanto, foram analisados, especialmente, os livros Cadela da rosa: com fissão da flor (1980) e Diário da rosa errância e prosoemas (1989), de Altino Caixeta de Castro, e Galáxias (1976), de Haroldo de Campos. Os pontos de aproximação entre ambos sobressaem, principalmente, pela freqüente interxtextualidade e pela multiplicidade de linguagens que marcam significativamente suas poéticas; por uma concepção da escritura como "jogo", pela reinvenção criativa e crítica que fazem da tradição, bem como pela utilização de recursos desconstrutores em suas escrituras. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a formulação de "campo de consistência", constructo-tributário das reflexões de Jacques Derrida (processos de desconstrução, escritura como jogo), Maurice Blanchot (a escrita como desastre), Jorge Luiz Borges (biblioteca de indecicíveis), Ludwuig Wtttgenstein (jogos de linguagem) e Gilles Deleuze (plano de imanência). Conclui-se tanto Haroldo de Campos quanto Altino Caixeta, nas obras acima citadas, realizam incessantes desterritorializações no campo da sintaxe, do léxico, da lógica, e da semântica. No entanto, os procedimentos executados na materialidade da linguagem variam significativamente entre esses poetas, alçando diferentes efeitos de desestabilização do código estabelecido. Enfim, constata-se que Haroldo de Campos e Altino Caixeta trouxeram uma contribuição significativa à poesia brasileira do século XX.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHaroldo de Campospt_BR
dc.subjectAltino Caixetapt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subject.otherCastro, Altino Caixeta de, 1916- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDeleuze, Giles, 1925-1995pt_BR
dc.subject.otherBorges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherIntertextualidadept_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira Séc XXpt_BR
dc.subject.otherWittgenstein, Ludwig, 1889-1951pt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparadapt_BR
dc.subject.otherPoéticapt_BR
dc.subject.otherCampos, Haroldo de, 1929 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDerrida, Jacques, 1930-pt_BR
dc.subject.otherBlanchot, Maurice, 1907-pt_BR
dc.titleAltino Caixeta e Haroldo de Campos: poéticas da desconstruçãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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