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http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHG7
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Célia de Moraes Rego Pedrosa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Zilda Ferreira Cury | pt_BR |
dc.creator | Rodrigo Guimaraes Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:28:43Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:28:43Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-16 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHG7 | - |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo comparativo das obras de Altino Caixeta de Castro e Haroldo de Campos à luz das poéticas da desconstrução, em que se busca identificar os pontos de articulação/diferença entre poetas. Para tanto, foram analisados, especialmente, os livros Cadela da rosa: com fissão da flor (1980) e Diário da rosa errância e prosoemas (1989), de Altino Caixeta de Castro, e Galáxias (1976), de Haroldo de Campos. Os pontos de aproximação entre ambos sobressaem, principalmente, pela freqüente interxtextualidade e pela multiplicidade de linguagens que marcam significativamente suas poéticas; por uma concepção da escritura como "jogo", pela reinvenção criativa e crítica que fazem da tradição, bem como pela utilização de recursos desconstrutores em suas escrituras. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a formulação de "campo de consistência", constructo-tributário das reflexões de Jacques Derrida (processos de desconstrução, escritura como jogo), Maurice Blanchot (a escrita como desastre), Jorge Luiz Borges (biblioteca de indecicíveis), Ludwuig Wtttgenstein (jogos de linguagem) e Gilles Deleuze (plano de imanência). Conclui-se tanto Haroldo de Campos quanto Altino Caixeta, nas obras acima citadas, realizam incessantes desterritorializações no campo da sintaxe, do léxico, da lógica, e da semântica. No entanto, os procedimentos executados na materialidade da linguagem variam significativamente entre esses poetas, alçando diferentes efeitos de desestabilização do código estabelecido. Enfim, constata-se que Haroldo de Campos e Altino Caixeta trouxeram uma contribuição significativa à poesia brasileira do século XX. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Haroldo de Campos | pt_BR |
dc.subject | Altino Caixeta | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject.other | Castro, Altino Caixeta de, 1916- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Deleuze, Giles, 1925-1995 | pt_BR |
dc.subject.other | Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia brasileira Séc XX | pt_BR |
dc.subject.other | Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951 | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject.other | Poética | pt_BR |
dc.subject.other | Campos, Haroldo de, 1929 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Derrida, Jacques, 1930- | pt_BR |
dc.subject.other | Blanchot, Maurice, 1907- | pt_BR |
dc.title | Altino Caixeta e Haroldo de Campos: poéticas da desconstrução | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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