Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6W2QNL
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dc.contributor.advisor1Laura Stella Miccolipt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Ferreira Barcelospt_BR
dc.contributor.referee2Mariney Pereira da Conceiçãopt_BR
dc.contributor.referee3Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.creatorMaria Clara Carelli Magalhaespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:12:44Z-
dc.date.available2019-08-10T23:12:44Z-
dc.date.issued2006-12-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6W2QNL-
dc.description.abstractA case study investigates beliefs about testing/evaluation in the discourse of four English student-teachers of a public University in the State of Minas Gerais. The beliefs held by these teachers were revealed by analyzing the metaphors they used when describing their lived/personal experiences with testing in two written narratives: One as students taking tests and the other as student-teachers giving exams to their students in the discipline English Language Teaching Practice. The metaphors expressed the ways student-teachers interpreted their previous experiences with testing. The study analyzed the influence thatprior lived experience had on their beliefs about testing and how these experiences were influential as they administered tests during the student teaching process in the Teaching Practice discipline. The results point towards a similarity in beliefs in both investigated contexts, i.e., as tested / evaluated students and in their role as testing/ evaluating teachers. In both contexts, beliefs were categorized as representing two models of belief The Experienced Testing/Evaluation Model and the Idealized Testing/Evaluation Model. The former refers to the beliefs from experiences lived in the porcess of being tested/evaluated. The latter refers to experiences with testing/evaluation that are idealized as these students reflect on their experiences in both contexts of investigation. The results confirm the idea that there is a narrow relation among experience, beliefs and actions, promoting the comprehension of student-teachers thinking about assessment and evaluation. This study also contributes to research methodology on investigating beliefs through metaphors.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso que investiga as crenças sobre avaliação nos discursos de quatro professoras de língua inglesa em formação inicial de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Essas crenças são reveladas a partir da análise das metáforas que essas professoras utilizam ao relatarem suas experiências com avaliação em duas narrativas pessoais escritas, uma como alunas-avaliadas e outra como professorasavaliadoras durante o estágio da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa. Considerandose que as metáforas expressam a maneira como as alunas-professoras interpretam suas experiências anteriores com avaliação, este estudo analisa a influência dessas experiências nascrenças sobre avaliar e como essas últimas se evidenciam nas ações práticas durante as aulas ministradas nos estágios da Prática de Ensino. Os resultados apontam para uma similaridade nas crenças tanto no contexto de experiências como alunas-avaliadas quanto no contexto de vivências como professoras-avaliadoras. Em ambos, as crenças foram categorizadas como representantes de dois modelos - o Modelo de Avaliação Experienciado e o Modelo de Avaliação Idealizado. O primeiro se refere às crenças advindas de experiências vivenciadascom avaliação em língua inglesa e foi constatado nas ações práticas das professoras, o segundo é decorrente da reflexão sobre essas experiências e indicam o que a avaliação poderia ser, manifestada no discurso das informantes. Nesse sentido, os resultados corroboram a idéia de que há uma relação estreita entre as experiências, crenças e ações, permitindo compreender o pensamento do professor em formação inicial sobre a avaliação da aprendizagem. Este estudotambém oferece contribuições metodológicas para a pesquisa sobre crenças por utilizar a análise de metáforas na interpretação das experiências que subjazem as crenças, neste estudo, sobre avaliar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessor de língua inglesapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Atitudespt_BR
dc.subject.otherCrençaspt_BR
dc.titleCrenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo de caso a partir das metáforas no discurso de professores em formaçãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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