Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWK6K
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ida Lucia Machadopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jacyntho Jose Lins Brandaopt_BR
dc.contributor.referee1Giani David Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Emilia Mendes Lopespt_BR
dc.contributor.referee3Marcelo Pimenta Marquespt_BR
dc.contributor.referee4William Augusto Menezespt_BR
dc.creatorWiliane Viriato Rolimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T03:43:54Z-
dc.date.available2019-08-11T03:43:54Z-
dc.date.issued2007-03-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWK6K-
dc.description.abstractCette thèse est une thèse en linguistique. Elle analyse, sous cette optique (plus précisément celle de lanalyse du discours) un discours philosophique soit, un dialogue de Platon lEuthydème. Nous avons essayé de montrer comment la philosophie en tant que type deconnaissance spécifique se constitue, discursivement parlant. Pour ce faire, nous avons utilisé le concept de Discours Constituant, conçu par Dominique Maingueneau et Frédéric Cossutta. Comme méthodologie danalyse, nous nous sommes appuyées sur la Théorie Sémiolinguistique de Patrick Charaudeau, avec son schéma énonciatif, ses principes quiconcernent les sujets du langage et les intentions de ceux-ci. Finalement, nous avons aussi eu recours (mais de façon brève) à la théorie des actes de parole, pour essayer de cerner, dans lenjeu question/réponse, la spécificité du discours philosophique, notre objetdanalyse privilégié.pt_BR
dc.description.resumoEste é um trabalho de lingüística. Trata-se de uma Análise do Discurso Filosófico. O corpus analisado é um diálogo de Platão Eutidemo.Procuramos verificar como a filosofia se constitui discursivamente como um tipo de conhecimento específico. Para isso, lançamos mão do conceito de Discurso Constituinte, tal como foi cunhado pela Teoria da Enunciação por Dominique Maingueneau e Frédérick Cossutta. Como metodologia de análise, utilizamos a Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau, seu quadro enunciativo e príncípios sujeitos da linguagem dotados de intencionalidades. Dessa forma, percebemos no formato de diálogos encaixados a mise en scène pela qual se realiza o interdiscurso contrapondo a erística, como ramo da sofística, e a filosofia, como discurso que, assim, se auto-constitui. Numa pincelada, recorremos à Teoria dos Atos de Fala como aval para verificarmos, no jogo pergunta/resposta, a especificidade do discurso filosófico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEutidemopt_BR
dc.subject.otherPlatão Eutidemo Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscurso filosóficopt_BR
dc.titleA análise do discurso filosófico: um caso de auto-constituição discursivapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___wiliane____ltima_vers_o_mar_o_2007.pdf538.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.