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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estudo correlacional sobre o desempenho de crianças em tarefas de percepção da fala e em testes de resolução temporal auditiva
Authors: Ana Luisa Porto Nogueira
Rui Rothe-neves
First Advisor: Rui Rothe-neves
First Co-advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
First Referee: Vitor Geraldi Haase
Second Referee: Liliane Desgualdo Pereira
Abstract: Objetivos: verificar a existência de relação entre habilidades de percepção da fala e de resolução temporal auditiva em crianças sem alterações de linguagem ou audição; e investigar se as variáveis idade e sexo influenciam essas habilidades. Métodos: o estudo, do tipo correlacional, foi realizado com 80 crianças, 40 do sexo masculino e 40 do sexo feminino, de sete a 10 anos de idade, de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais. A fim de selecionar para a amostra sujeitos sem evidências de alterações de linguagem ou audição, foram avaliados, em triagem inicial, aspectos da linguagem oral e escrita, fala e audição e, numa segunda etapa, foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa dos reflexos acústicos contralaterais, audiometria tonal limiar, logoaudiometria, teste de localização sonora, teste de seqüenciação de sons não-verbais, teste de seqüenciação de sons verbais, teste dicótico não-verbal, teste dicótico de dígitos e teste fala com ruído. Para obter os dados das variáveis do estudo, foram utilizadas duas tarefas de percepção de fala, de discriminação fonêmica e de aliteração, que avaliam as habilidades envolvidas nos mecanismos de mapeamento acústico-fonético dos sons da fala e de processamento fonológico, respectivamente. Além disso, para extrair as medidas referentes às habilidades de resolução temporal auditiva, foram aplicados dois testes que permitem conhecer o limiar de detecção de gap: Random Gap Detection Test (RGDT) e Gaps-In-Noise Test (GIN). Resultados: do total de 80 crianças submetidas à triagem inicial, 49 apresentaram resultados adequados e, excluindo-se 12 perdas, 37 sujeitos concluíram a avaliação da segunda etapa, em que somente cinco crianças mostraram resultados adequados de acordo com critérios descritos pela literatura. Os dados das 37 crianças (62% do sexo feminino e 38% do sexo masculino) referentes às variáveis obtidas na segunda etapa da avaliação, bem como nas tarefas de percepção de fala e nos testes GIN e RGDT, foram analisados por meio da correlação parcial, que permite controlar as co-variáveis, eliminando, por exemplo, efeitos de diferenças entre os desempenhos dos sujeitos nos testes do processamento auditivo. Não foi observada correlação entre as medidas dos desempenhos dos sujeitos nas tarefas de percepção da fala e nos testes de resolução temporal auditiva, assim como não houve diferenças significativas estatisticamente entre os desempenhos das crianças segundo a variável sexo. O fator idade mostrou-se importante para a habilidade avaliada na tarefa de discriminação fonêmica, em que crianças mais velhas apresentaram melhores desempenhos. Os sujeitos com resultados adequados no teste dicótico não-verbal apresentaram habilidades de percepção da fala superiores às daqueles com resultados alterados. Conclusões: os resultados não evidenciaram relação entre habilidades de percepção da fala e de resolução temporal auditiva, além de que as variáveis sexo e idade não influenciaram significativamente tais habilidades das crianças, exceto para a capacidade de análise acústico-fonética, que se mostrou mais desenvolvida nas crianças mais velhas. Os resultados mostraram ainda uma alta prevalência de alterações nos aspectos do processamento auditivo na população estudada.
Abstract: Objectives: Verify the existence of the relationship between speech perception abilities and auditory temporal resolution in children without language or hearing disorders, and investigate if variables age and sex affect those abilities. Methods: The work, a correlational study, was conducted with 80 children, 40 male and 40 female, from seven to 10 years old, from a public school in the state of Minas Gerais. In order to select for the sample subjects without evidence of language or hearing disorders, aspects of language and writing, speaking and listening were evaluated in initial screening and in a second stage, which were performed the following procedures: research of contralateral acoustic reflexes , pure tone audiometry, logoaudiometry test, sound localization test, sequencing of non-verbal sounds test, sequencing of verbal sounds test, non-verbal dichotic test, dichotic digits test and speech in noise test. To obtain the data of variables in the study, were used two tasks of speech perception, phonemic discrimination and alliteration, which assess the skills involved in the mechanisms of acoustic-phonetic mapping of speech sounds and phonological processing, respectively.Moreover, to extract the measures concerning to the abilities of auditory temporal resolution, were applied two tests to know the gap detection threshold: Random Gap Detection Test (RGDT) and Gaps-In-Noise Test (GIN). Results: A total of 80 children were subjected to initial screening, 49 had adequate results and, excluding 12 losses, 37 subjects completed the evaluation of the second stage, where only five children showed adequate results according to criterions described in the literature. Data from the 37 children (62% female and 38% male)for the variables obtained in the second stage of evaluation as well as in tasks of speech perception tasks and GIN RGDT were analyzed by partial correlation, to control the covariables, removing, for example, effects of differences among the subjects` performances in the auditory processing tests. There was no correlation between measures of children performance on speech perception tasks and temporal resolution tests, and there was no statistically significant differences between the performances of children according to variable sex. The age factor was found to be important for the skills assessed in phonemic discrimination task, where older children showed better performances. The subjects with adequate results in non-verbal dichotic test showed speech perception skills superior to those with altered results. Conclusions: The results showed no association between speech perception and auditory temporal resolution abilities, and the variables sex and age did notinfluence in the abilities of these children significantly, except the ability of acoustic phonetic analysis, which was more developed in older children. The results also showed a high prevalence of auditory processing disorders in the population studied.
Subject: Percepção auditiva
Lingüística
Fonemas
Percepção da fala
Audição
Crianças
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7YAMJG
Issue Date: 31-Aug-2009
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