Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-86WK4M
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Probabilidade de progressão por série no Brasil: evolução, seletividade e aplicação de modelos de idade-período-coorte
Authors: Raquel Rangel de Meireles Guimaraes
First Advisor: Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
First Referee: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Second Referee: CARLOS ANTONIO COSTA RIBEIRO
Third Referee: Juliana de Lucena Ruas Riani
Abstract: A provisão do acesso universal à escolarização e a garantia da permanência dos alunos na escola tem sido objeto de políticas públicas em praticamente todas as nações. A educação é concebida não somente como uma forma de emancipação do indivíduo, mas também como um importante fator para a promoção do desenvolvimento econômico e social. A partir da década de 90 observou-se no Brasil a implementação de várias políticas educacionais inclusivas. A despeito destes investimentos, o Brasil ainda encontra-se distante em termos da escolarização média que condiz com seu nível atual de prosperidade econômica. Neste sentido, considera-se que a problemática sobre a quantidade de educação ainda se revela muito importante no contexto brasileiro.Este estudo tem, portanto, como foco a análise do acesso e da permanência da população na escola. Para tanto, o conceito-chave adotado é o de Probabilidade de Progressão por Série (PPS). A PPS é um método demográfico que pode ser aplicado tanto no nível micro quanto no nível macro. Neste contexto, esta dissertação é composta por três artigos. O primeiro artigo trata do conceito de PPS do ponto de vista macro-demográfico. Apresenta-se a evolução de alguns indicadores, derivados da PPS, estratificados por atributos socioeconômicos e traçam-se inter-relações das melhorias nestes indicadores com as políticas educacionais adotadas no Brasil a partir da década de 80. O segundo artigo é uma contribuição para a vasta literatura internacional sobre a desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil. Neste artigo é aplicado o conceito de PPS no nível individual mediante a estimação de modelos de transições escolares. Buscamos identificar a magnitude das relações entre as origens sociais e a probabilidade de progredir na escala educacional. O terceiro artigo é uma aplicação metodológica, para as probabilidades de progressão em séries selecionadas no Brasil, de duas abordagens alternativas para o problema da identificação nos modelos idade-período-coorte. O intuito deste exercício é apresentar o chamado estimador intrínseco, que surgiu como alternativa aos modelos lineares generalizados restritos. Estudos revelam que este novo estimador provê uma solução genérica para a estimação do modelo IPC sem se basear em informações externas ou a priori sobre os dados.Os resultados dos dois primeiros artigos apontam que houve avanços significativos das políticas educacionais adotadas no Brasil, em especial porque permitiram uma convergência entre os grupos populacionais, nos estágios iniciais da carreira escolar, nas probabilidades de progressão por série e na melhora da desigualdade de oportunidades educacionais. Contudo, persistem claramente barreiras à escolarização, devido à seletividade ao longo da trajetória escolar, a qual tende a ser mais pronunciada nos estágios mais tardios da carreira educacional. O terceiro artigo, por sua vez, revela a potencialidade da solução para o modelo idade-período-coorte baseada no estimador intrínseco, o qual apresenta excelentes propriedades estatísticas. Desta forma, projeções das PPS baseadas neste estimador podem ser bastante promissoras.
Abstract: The provision of the universal access to schooling and the assurance of students permanence in school has been the object of public policies in almost all nations. Education is conceived not only as a form of individuals emancipation, but also as an important factor to promote the economic and social development. Since the 90s, Brazil has seen the implementation of many inclusive educational policies. Despite of these investments, Brazil is still far away from the average educational attainment expected to be achieved in accordance to its current level of economic prosperity. Hence, we consider that the problematic about the education quantity is still very important to the Brazilian context.This study has, thus, as focus the analysis of the access and permanence of the population at school. For this, the key concept is Grade Progression Probability (GPP). The GPP is a demography method which can be employed in the micro or macro level. In this context, this dissertation is composed by three articles. The first one deals with the concept of GPP in the macro-demography view. We present the evolution of some indicators, derived from GPP, stratified by socioeconomic attributes and we trace inter-relationships between the improvement of these indicators and the educational policies adopted since the 80s. The second article is a contribution to a large literature regarding inequality of educational opportunities in Brazil. In this article GPP concept is applied to the individual level through the estimation of school transitions models. We seek to identify the magnitude of the relationship between social origins and the progression probability on the educational scale. The third article is a methodological application, to selected grade progression probabilities in Brazil, of two alternative approaches to the identification problem in the age-period-cohort models. The aim of this exercise is to present the so-called intrinsic estimator, which emerged as an alternative to the conventional constrained generalized linear models. Literature on this subject has shown that this new estimator provides a generic solution to the estimation of age-period-cohort models, and does not require external or a priori information about data.The results of the two first articles show that there were strong advances of the educational policies adopted in Brazil, especially because they allowed a convergence between population groups, in the earlier stages of school career, on the grade progression probabilities and also the improvement in the inequality of educational opportunities. Nonetheless, we detect persisting barriers to schooling, due to the selectivity in the educational trajectory, which tends to be more pronounced in the later stages of the school career. The third article, in turn, reveals the potentiality of age-period-cohort model solution based on the intrinsic estimator, which presents excellent statistical properties. Thus, GPP projections based on this estimator may be very promising.
Subject: Educação e Estado Brasil
Educação Aspectos sociais Brasil
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-86WK4M
Issue Date: 9-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquel_rangel_de_meirelles_guimaraes_2010l.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.