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Type: Tese de Doutorado
Title: Um modelo de equilibrio geral com retornos crescentes de escala, mercados imperfeitos e barreiras à entrada: aplicações para setores regulados de transporte no Brasil
Authors: Admir Antonio Betarelli Junior
First Advisor: Edson Paulo Domingues
First Referee: Gustavo de Britto Rocha
Second Referee: Ricardo Machado Ruiz
Third Referee: Fernando Salgueiro Perobelli
metadata.dc.contributor.referee4: Geoffrey Hewings
Abstract: O objetivo desta Tese é desenvolver um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) dinâmico capaz de lidar com algumas formas de imperfeições de mercado. O modelo traz inovações ao incorporar em sua estrutura teórica e aplicada elementos de retornos crescentes de escala, mercados imperfeitos, mecanismos dinâmicos recursivos, movimento intertemporal de entrada de firmas e detalhamentos da base de dados para os serviços de transporte de carga e passageiros no Brasil. Todo o procedimento de construção teórica e aplicada do modelo está detalhado e documentado. A partir de duas aplicações, busca-se explorar algumas potencialidades analíticas do modelo desenvolvido. A primeira aplicação avalia os impactos econômicos de longo prazo da política introduzida em 2012 de revisão do teto tarifário no setor ferroviário de carga. A segunda aplicação analisa os efeitos econômicos de longo prazo da proposta de redução tarifária nas operações domésticas de cabotagem, instituída em 2013. Os principais resultados alcançados dessas aplicações apontam que as políticas tarifárias promovem efeitos positivos de longo prazo sobre o crescimento do PIB, das exportações e investimentos. Por outro lado, as projeções setoriais destas políticas indicam prováveis efeitos negativos sobre a atividade do setor ferroviário de carga e de cabotagem e efeitos positivos sobre a produção dos setores intensivos no uso destes serviços de transporte. As inovações incorporadas ao modelo EGC desta Tese permitem uma caracterização mais adequada para estes setores de transporte e, consequentemente, contribuem para as análises de políticas voltadas a eles.
Abstract: The present dissertation sought to build a dynamic Computable General Equilibrium (CGE) model which captures some forms of market imperfections. The model brings innovations by incorporate applied elements within its theoretical structure, such as increasing returns to scale, imperfect markets, dynamic recursive mechanisms, intertemporal movement of number of firms (entries and exit) and the database structure specially detailed for passenger and freight transport in Brazil. We focused on two applications of study with the purpose to exploring some analytic potential of the constructed model. The first application examines the long turn economic impacts of tariff review policy of the Brazilian rail freight sector (end of 2012), considering different hypotheses for some sectors. The second application has the objective to discuss the long turn economic impacts of tariff change, instituted in 2013, on domestic operations of the Brazilian cabotage freight sector. The main findings of these applications indicated that, regardless the assumptions attributed to other sectors of the productive structure, tariff policies promote positive long turn effects on GDP growth, exports, and investments. In addition, the sectorial projections of such policies suggest a negative effects on rail and cabotage sector and positive effects on sectors production, which are most dependent and associated with such transportation services. The methodological innovations included into the CGE model allow an adequate characterization of these transport sectors and hence contribute to policy analysis in these sectors.
Subject: Transportes Brasil
Transporte ferroviário de carga
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-96PM2J
Issue Date: 25-Mar-2013
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