Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AVHFB3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliação do conhecimento dos profissionais da área da saúde no curso de educação a distância Doença Falciforme: linha de cuidados na atenção primária à saúde
Authors: Katy Karoline Santos Diniz
First Advisor: Heloisa de Carvalho Torres
First Co-advisor: Ilka Afonso Reis
First Referee: Adriana Silvina Pagano
Second Referee: Ana Paula Pinheiro Chagas Fernandes
Third Referee: Ilka Afonso Reis
Abstract: Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre a doença falciforme dos profissionais da área da Saúde por meio da construção e validação do instrumento Conhecimento em Doença Falciforme. Método: O estudo foi desenvolvido em cinco etapas: 1) construção do instrumento: por meio de consulta a diretrizes, protocolos e manuais ocorreu a identificação dos conteúdos sobre a doença falciforme e desenvolvimento dos itens do instrumento; 2) validação de conteúdo por um comitê de juízes: foi pedido aos juízes que realizassem a avaliação de cada item do instrumento quanto à clareza e pertinência do conteúdo; 3) adequação cultural (pré-teste): essa etapa foi realizada com um grupo de 36 profissionais da área da Saúde que atuam na rede de atenção; 4) análise de confiabilidade do instrumento por profissionais da área da Saúde apoiada pelo cálculo do Coeficiente de Correlação Intraclasse. Essa etapa ocorreu por meio da aplicação do instrumento a um grupo de 300 profissionais, destes, 153 aceitaram responder o instrumento no momento teste e, após 15 dias, 102 participaram do momento reteste. 5) verificação do conhecimento dos 153 profissionais participantes do processo de análise de confiabilidade. Os dados deste estudo foram coletados através da plataforma web e-Surv e analisados no ambiente de programação estatística R. Resultados: O processo de construção do instrumento resultou na construção de 13 questões. Na avaliação do comitê de juízes, o instrumento apresentou boa aceitação, com Índice de Validade de Conteúdo médio de 0,88. Durante a realização do pré- teste observou-se que 58% dos profissionais relataram alguma dificuldade em responder as questões de número 11 e 13 por causa dos comandos. Isso levou à alteração do formato dos comandos que foram colocados em destaque em todos os itens do instrumento. A análise da confiabilidade mostrou que o instrumento apresentou concordância moderada (0,67) entre as pontuações no teste e no reteste, indicando que a reprodutibilidade temporal do instrumento é aceitável. Na análise dos conhecimentos observou-se que os profissionais da área da Saúde que concluíram o curso de educação a distância apresentaram escore do DFConhecimento significativamente maior - 45% [IC95%: 28% a 64%] - quando comparados com aqueles que não chegaram ao final do curso. Conclusão: O estudo de validação contribuiu para disponibilizar um instrumento validado do ponto de vista de conteúdo e confiável para a avaliação do conhecimento em doença falciforme do profissional da área da Saúde no contexto brasileiro. Além disso, a análise feita com os resultados do instrumento DFConhecimento permitiu verificar que a participação no curso de educação a distância sobre doença falciforme tem impacto positivo na aquisição de conhecimento sobre a doença por parte dos profissionais da área da Saúde.
Abstract: Objective: To evaluate the knowledge about sickle cell disease of health professionals through the construction and validation of the Knowledge in Sickle Cell Disease Instrument. Method: the study was carried out in five stages: 1) construction of the instrument: by querying the guidelines, protocols and manuals the identification of content about sickle cell disease and development of items of the instrument; 2) content validation by a Committee of judges: judges were asked to perform the assessment of each item of the instrument regarding the clarity and relevance of the content; 3) cultural adequacy (pre-test): this step was performed with a group of 36 health professionals working in the network of care; 4) analysis of reliability of the instrument by health professionals supported by the Intraclass correlation coefficient calculation. This step took place through the application of the instrument to a group of 300 professionals, of these, 153 accepted answer the instrument at the time test and, after 15 days, 102 attended the moment retest. 5) verification of knowledge of the 153 professionals participating in the analysis of process reliability. The data from this study were collected through the web and platform-Surv and tested on the statistical R programming environment. Results: the process of building the instrument resulted in the construction of 13 issues. In the evaluation of the judges, the instrument showed good acceptance, with content Validity index average of 0.88. During the pre-test found that 58% of workers reported some difficulty in answering the questions of number 11 and 13 because of the commands. This led to the change in the format of the commands that were placed in the spotlight in all items of the instrument. The analysis of the reliability of the instrument showed moderate agreement (0.67), indicating that the test-retest reproducibility is acceptable. In the analysis of the knowledge it was observed that the health professionals who have completed a course of distance education presented the score significantly higher DFConhecimento-45% [95% CI: 28% to 64%]-when compared with those who didn't arrive at the end of the course. Conclusion: the validation study contributed to provide a validated instrument from the point of view of content and reliable for the assessment of knowledge in sickle cell disease healthcare professionals the Brazilian context. In addition, the analysis with the results of DFConhecimento instrument has shown that the participation in the course of distance education about sickle cell disease have positive impact on the acquisition of knowledge about the disease on the part of health professionals.
Subject: Fatores Socioeconômicos
Anemia Falciforme
Enfermagem
Educação a Distância/metodos
Pessoal de Saúde/educação
Atenção Primária à Saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AVHFB3
Issue Date: 19-Dec-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
katy_karoline_santos_diniz.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.