Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ARCO-7K7LSJ
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Beatriz Nascimento Decatpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Angela Paulino Teixeira Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.creatorJose Olavo de Oliveira Maltapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:31:30Z-
dc.date.available2019-08-12T07:31:30Z-
dc.date.issued2008-08-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ARCO-7K7LSJ-
dc.description.abstractThis work intends to demonstrate how the experience of transformating a text into another (re-textualization) specially an oral text into a written text and viceversa carried out from the contact, use and analysis of three versions of a traditional story can produce linguistic refinements in newly literate students. Texts of five students of a public school as well as texts of five other students of a private school, both from Belo Horizonte, had been analysed in the Textual Linguistics perspective. The choice of this sampling has the purpose of demonstrating that metalanguage exercises produce refinement in the subjects, independently of the socio-economical class they belong to. The carried out analysis in this essay brings oral and written abilities up in a perspective of typological continuum, making clear that oral language refinements provide linguistic refinements in the written language and vice versa.The frequency of hesitation incidences in the oral retextualization which had been produced before and after the contact, use and analysis of the three story versions had been observed in the above-mentioned texts.The increase of the hesitation incidences in produced oral texts had been noticed, what shows that hesitations results of metalinguistic exercises happen with the function of filling out pauses, being a systemic phenomenon in the constituent organization.The increase of hesitations demonstrates that the subject produces oral speech using written speech as a link to the thematic progression.The narrative structure had also been analysed in the oral and written texts produced before and after the contact, use and analysis of the three story versions, with the objective of demonstrating the decrease of troubles in the structure of written and oral narratives realized after the experience of the analysis of the three traditional story versions. This observation corroborates the statement that retextualization experiences of traditional story narratives contribute for the students refinement of discursive proficiency.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende demonstrar como a experiência deretextualizações orais e escritas, realizadas a partir do contato, uso e análise de três versões de narrativas de um conto tradicional, é capaz de produzir refinamentos lingüísticos em alunos recém alfabetizados. Foram analisados, na perspectiva da Lingüística Textual, textos de cinco alunos de uma escola da rede municipal de ensino e textos de cinco alunos de uma escola da rede particular, ambas de Belo Horizonte - MG.A escolha dessa amostragem busca demonstrar que exercícios de metalinguagem produzem refinamentos lingüísticos nos sujeitos, independentemente da classe socioeconômica a que esses indivíduos pertençam. A análise realizada nesta dissertação aborda a oralidade e a escrita dentro de uma perspectiva de continuum tipológico, compreendendo que refinamentos da linguagem oral proporcionam refinamentos lingüísticos na linguagem escrita e vice-versa. Foi observada, nos textos supracitados, a freqüência de ocorrências de hesitações nas retextualizações orais produzidas antes e depois do contato, uso e análise das três versões do conto. Foi constatado o aumento de incidência de hesitações nos textos orais produzidos, o que revela que as hesitações frutos de exercícios metalingüísticos -acontecem com a função de realizarem preenchimentos de pausas, apresentando-se como um fenômeno sistêmico na organização do sintagma. O aumento de hesitações revela que o sujeito produz um discurso oral usando o discurso escrito como fio condutor para aprogressão temática. Foi analisada, também, a estrutura da narrativa, nos textos orais e escritos produzidos antes e depois do contato, uso e análise das três versões do conto, com o objetivo de demonstrar a diminuição de problemas na estrutura das narrativas orais e escritas realizadas após a experiência de análise das três versões de um contotradicional. Esta constatação corrobora a afirmativa de que experiências de retextualizações de narrativas de contos tradicionais contribuem para o refinamento da competência discursiva dos alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectrefinamento discursivopt_BR
dc.subjectLingüística Textualpt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectnarrativapt_BR
dc.subjecthesitaçõespt_BR
dc.subjectestrutura dapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherComunicação oralpt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherLingüisticapt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.titleO refinamento da competência discursiva através de processos de retextualizações de narrativas de um conto tradicionalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
joseolavo_omalta_diss.pdf6.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.