Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-895GJ6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Clientelismo, cultura política e desigualdades sociais: tópicos do caso brasileiro após a redemocratização.
Autor(es): Eduardo Moreira da Silva
Primeiro Orientador: Vera Alice Cardoso Silva
Primeiro membro da banca : Ana Maria Doimo
Segundo membro da banca: Edinara Terezinha de Andrade
Resumo: O objeto desta dissertação é o clientelismo no sistema político brasileiro, entendido como um aspecto da cultura política, ou seja, um conjunto de códigos, símbolos e orientações valorativas que norteiam a ação dos atores sociais e políticos. No estudo de tal objeto, tomamos como pressuposto a existência de uma conjugação entre o desenho institucional democrático estabelecido pela constituição de 1988 e a persistência das desigualdades socioeconômicas, em suas complexas relações com a cultura política. A metodologia utilizada foi a de pesquisa documental. Inicialmente, buscamos definir o conceito de clientelismo,mapeando a literatura pertinente. Em seguida, por meio de dados secundários (alguns originários da etapa anterior), estabelecemos um diálogo crítico entre as diferentes acepções do conceito e sua posterior operacionalização em pesquisas empíricas. Desse modo,procuramos identificar e interpelar, criticamente, a própria literatura, confrontando duas formas de interpretação do fenômeno. A primeira delas atribui um grau de persistência inadmissível aos aspectos inerentemente clientelísticos da cultura política brasileira. Asegunda, centrada em algumas pesquisas dos novos espaços institucionais de participação ampliada, tais como os Conselhos de Políticas e o Orçamento Participativo, adota, por vezes, uma postura contraposta à primeira, ao atribuir a tais instituições a possibilidade de eliminar o clientelismo. Conclui-se que ambas as perspectivas contêm elementos importantes para iluminar as diversas facetas do fenômeno do clientelismo no Brasil atual, sendo possível reduzir os excessos (pessimismo e otimismo) para conjugar as contribuições de cada uma e produzir interpretações ampliadas e consistentes do problema.
Abstract: The object of this dissertation is the clientelism in the Brazilian politician system, understood as an aspect of the political culture, that is, a set of codes, symbols and values orientation that guides the action of the social and political actors. In the study of such object, we assume the existence of a conjugation between the democratic institutionaldesign established by the Constitution of 1988 and the persistence of socioeconomic inequalities, in addition to the latters complex relations with the political culture. The methodology used on this work was of documentary research. Initially, we seek to define the concept of clientelism, mapping the pertinent literature. After that, by means of secondary data (some originating from the previous stage), we establish a critical dialogue considering the different meanings of the concept and their subsequent operationalization in empirical research. In a critical way, we seek to identify and interpellate the literature, confronting twoalternative interpretations of the phenomenon. The first one attributes a degree of inadmissible persistence to the inherently clientelísticos (clientelistic) aspects of the Brazilian political culture. The second one, centered in research of the new institutional spaces of extended participation, such as the Councils of Polices and the Participatory Budget, adopts, at times, a position opposed to the first one, attributing to such institutions the possibility to eliminate clientelism. It is concluded that both perspectives contain important elements toilluminate the several facets of the clientelism phenomenon in Brazil today, being possible to reduce extremisms (pessimism and optimism) and conjugate the contributions of each one so as to produce extended and consistent interpretations of the problem.
Assunto: Clientelismo Brasil
Cultura politica Brasil
Ciência política
Participação politica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-895GJ6
Data do documento: 18-Jun-2007
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