Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
Autor(es): Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
Primeiro Orientador: Alexandre Antonio Cardoso
Primeiro membro da banca : Ronaldo de Noronha
Segundo membro da banca: Leonardo Hipolito Genaro Figoli
Terceiro membro da banca: Rodrigo Vivas Andrade
Resumo: O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo.
Abstract: The world of plastic arts in Belo Horizonte in the early 20th century is typically characterised as inherently precarious, traditional and academic. This essay investigates this period and environment, using as a focal point the essential figure of Aníbal Mattos, and questions the validity of this recurrent characterization. This essay asserts that Mattos role inthe incentivation and articulation of the artistic environment in Belo Horizonte was decisive, so much so that the emphases of this article also incorporates some observations of his personal and institutional trajectory in the intellectual and artistic environment of the time.Within this article it is argued that Aníbal Mattos should be seen as a dynamic individual, fundamental to the integration of artists and other interested parties, by promoting exhibitions and education institutions, even if only short lived. This characterization of Mattos as an articulator of such relevance raises doubts concerning certain common assumptions about the artists actions towards the modernist movement, as well as the popularly perceived duality between academicism and modernism.
Assunto: Sociologia
Mattos, Aníbal, 1886-1969
Arte Belo Horizonte (MG)
Artes plásticas Belo Horizonte (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86
Data do documento: 3-Jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf693.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.