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dc.contributor.advisor1Marta Macedo Kerr Pinheiropt_BR
dc.creatorPatricia Coutinho e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:37:11Z-
dc.date.available2019-08-12T09:37:11Z-
dc.date.issued2010-11-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-98BUBP-
dc.description.abstractThe banking financial institutions have been working to achieve excellence in quality of its services, starting with the service to its customers. Bank products become more standardized through time. Given this context, the aim of this paper was to investigate how the information and knowledge management can effectively contribute for the ability of a financial institution to offer a high quality service to its customers. The methodology consists in an exploratory study, a case study, in which the qualitative research was made as an intensive direct observation. Through the analysis of tools and processes of generation and transmission of information from the financial institution investigated, there are proposals to improve processes related to the flow of information used by bank agencies and for the use of information management as a tool to attract more satisfied customers. The results indicate that knowledge management, as a centerpiece for the optimization of services provided by bank agencies, is a possible reality. The conclusion is that information management is, undoubtedly, a valuable tool for generating and sustaining the quality of customer service.pt_BR
dc.description.resumoAs instituições financeiras bancárias têm buscado, cada vez mais, alcançar a excelência na qualidade de seus serviços, a começar com o atendimento aos seus clientes.Os produtos bancários tornam-se mais padronizados. Como consequência, o processo de escolha por uma instituição tende a basear-se na capacidade de seus profissionais deentender e atender com precisão o cliente bancário. Considerando esse contexto, a proposta do presente trabalho foi investigar como a gestão da informação e do conhecimento podem efetivamente contribuir para que uma instituição financeira consiga agregar mais qualidade no atendimento à seus clientes. Foi feito um estudo exploratório, do tipo estudo de caso, sendo a pesquisa qualitativa e exploratória com a utilização da observação direta intensiva. Através da análise de ferramentas e dos processos de geração e transmissão de informações da instituição financeira investigada, foram feitas propostas para elhoria dos processos relacionados ao fluxo de informação utilizada pelas agências e para o uso da gestão da informação como instrumento para se conquistar clientes cada vez mais satisfeitos. O resultado da esquisa apontou que a gestão do conhecimento como a peça chave para otimização dos serviços prestados pelas agências da instituição, é uma realidade possível. Concluiu-se que a gestão da informação é sem dúvida, um valioso instrumento para gerar e sustentar a qualidade no atendimento aos clientes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subject.otherInstituições financeiraspt_BR
dc.subject.otherSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subject.otherGestão da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleA gestão da informação como instrumento para gerar e sustentar a qualidade no atendimento aos clientes: estudo de caso em uma instituição bancáriapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

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